Pular para o conteúdo

Transtorno Bipolar: Entenda o que é – PQU ENSINA Ep.04


Olá, meu nome é Michael Suzuki e sou médico psiquiatra. Você está no canal onde nós descomplicamos a psiquiatria. Ultimamente tem se tornado cada vez mais comum as pessoas se chamarem umas às outras de bipolar. João, o que é isso? Tem dia que você chega aqui super sorridente, parece maior amigo de todo mundo, e hoje chega a essa carga burrada, nem fala nem hora pra ninguém. Vamos esclarecer, gente. Mas isso não é ser bipolar em psiquiatria.
O Transtorno Bipolar é extremamente grave e traz muitos prejuízos para a pessoa que sofre. É diferente das variações normais de humor que todos nós possuímos. Afinal, é normal um dia a gente estar de bom humor, no outro dia acontece alguma coisinha e a gente fica um pouco mais mal-humorado, e isso é normal. Mas a pessoa bipolar não tem muito controle sobre as fases em que ela se encontra, e aí ela pode entrar em grandes apuros.
O Transtorno Bipolar, como o próprio nome diz, é composto por dois polos ou duas fases: uma fase que nós chamamos de mania e uma fase que nós chamamos de depressão.
A mania é utilizada para descrever um estado em que a personalidade da pessoa se modifica e ela fica expansiva ou muito mais irritada, muito além do seu basal, ou muito, muito, muito mais feliz e completamente diferente do seu usual. As manias costumam durar pelo menos quatro dias e sempre causam um prejuízo ou comprometimento sofrimento para a pessoa que está passando por isso.
“Doutor, eu nunca me senti assim. Eu nunca me senti tão bem dentro da minha vida. Lá é muita energia, muita disposição, muita força, muito otimismo, muita alegria. Eu nem sei como explicar o que está acontecendo. Eu tô precisando de mim, tenho na minha cama umas duas horinhas e já estou com muita energia, corro, corro, meia maratona, vou pro meu trabalho. Ninguém está me reconhecendo lá. Meu é um processo atrás do outro, uma ideia vem, outra conta, também, com todos que nem sentar para escrever. Mas eu tenho certeza que vai dar tudo certo e dá tudo tão certo. Tanto otimismo dentro de mim que fui inclusive à concessionária, acabei de comprar um carro importado, e também já entrei na minha casa. Eu sempre quis ficar numa casa de três andares. Vai dar tudo certo. É muita alegria.”
Você não acha que está exagerando um pouco nesse exemplo? Ficarão expostos os principais sintomas de quem está em mania e se está tudo completamente fora do normal da pessoa, mas muito mais frequentes da pessoa que sofre de Transtorno Bipolar.
Os episódios que ela tem de impressões são geralmente bastante graves e costumam durar, causando muito sofrimento e comprometimento da funcionalidade das pessoas.
A pessoa que sofre de Transtorno Bipolar vive, portanto, numa montanha-russa: uma montanha-russa que sobe sobe sobe, sobe muito alto, além das nuvens, e lá fica durante quatro, sete dias, até duas semanas. De repente, a pessoa começa a descer de ‘CDC’, ‘CDC’, e aí vai para as profundezas do oceano, onde sofre de depressão durante meses. Isso é o que caracteriza o Transtorno Bipolar. Não são variações de humor que ocorrem no decorrer do dia, que ocorrem devido a alguns estresses específicos. Não são estações de humor extremas que duram bastante tempo e, enquanto duram, causam prejuízos importantes para as pessoas que sofrem com esse problema.
O principal tratamento para quem sofre de Transtorno Bipolar são as medicações. E é muito comum que as pessoas se sintam bem no meio do caminho, achem que não precisam mais dos remédios, acabem parando o tratamento e entrando em novas crises, sejam em crises de mania ou crises de depressão. Portanto, conscientizar-se da necessidade do tratamento, dado o caráter incurável desse problema (infelizmente, até o momento), mas a existência de tratamentos que permitem uma vida sem essas flutuações graves do humor, é fundamental.
A coisa mais importante que a gente tem que ter quando a gente está falando de Transtorno Bipolar é conscientização. E uma última coisa: é muito comum que as pessoas que sofrem de Transtorno Borderline sejam chamadas erroneamente de bipolar. Isso é um erro real, realmente depende mesmo dentro da psiquiatria. Então, se você tem alguma dúvida sobre isso e não conhece o Transtorno Borderline, vale a pena talvez você dar uma olhadinha em um vídeo que apresenta algumas características básicas e essenciais de quem tem Transtorno Borderline.
Gente, esse foi então o vídeo de hoje e eu espero que vocês tenham gostado e entendido um pouquinho melhor o que é afinal o Transtorno Bipolar. Agradeço que vocês tenham visto. Se gostarem, por favor, se inscrevam no canal e vamos compartilhar essas ideias, vamos desmistificar e tirar essa dúvida e essa nebulosidade sobre a psique, ter os transtornos mentais em busca de uma vida com mais saúde mental.
Fonte: O que é o Transtorno Bipolar? – PQU ENSINA Ep.04 por PQU