Pular para o conteúdo

Transtorno Bipolar: Entenda a Mania e Hipomania em poucas palavras.


Mania e hipomania no transtorno bipolar

Bem-vindo ao canal da Escola de Saúde Mental Dr. Lincoln Andrade!

Eu sou o Dr. Lincoln Andrade, médico psiquiatra da cidade de Curitiba, e no vídeo de hoje vou falar sobre a diferença entre mania e hipomania no transtorno bipolar II.

Quando falamos sobre transtorno bipolar, falamos que o cérebro está mais acelerado e as funções mentais como um todo estão ativadas. Eu já falei sobre isso em um vídeo anterior de forma breve e objetivo. Hoje vou falar um pouco sobre dois estados comuns no transtorno bipolar.

Em algum momento da doença, podem surgir dois estados que geram certa confusão: a mania e a hipomania. As pessoas costumam confundir estes conceitos, mas vamos entender melhor.

Mania

Quando falamos em mania, estamos falando de uma pessoa que fica com o humor muito aumentado, muito expansivo, alegre demais, o que foge do contexto normal da realidade. É muita alegria, muita felicidade sem motivo aparente. Às vezes, pode ser também algo que muda facilmente de uma alegria muito grande por uma irritabilidade muito grande. A energia da pessoa aumenta muito, assim como a impulsividade e a movimentação, que chamamos de psicomotricidade. A pessoa fica mais ativa, se movimenta muito mais e começa a fazer coisas que geralmente não faria. A pessoa começa a perder o controle dos impulsos, o que pode gerar comportamentos inadequados, como assédio ou violência.

O pensamento fica muito acelerado, a pessoa fala muito e confunde-se com seus próprios pensamentos. Em alguns casos, a pessoa pode ficar psicótica e acreditar em coisas que não são reais.

É um estado de excitação total, um comportamento muito grave e persistente, que pode durar mais de uma semana. Muitas vezes, a pessoa precisa ser internada para conter essa impulsividade e evitar prejuízos pessoais, materiais e para terceiros.

Hipomania

A hipomania é um estado mais leve que a mania. A pessoa fica com todas as funções mentais referenciadas um pouco mais ativadas, como humor, energia e disposição para atividades do dia a dia. A pessoa pode se sentir melhor como pessoa, com a autoestima mais elevada, e sentir mais prazer em algumas coisas, como busca por sexo ou compras.

É um estado com uma certa perda de crítica, mas não é uma coisa grosseira ou um comportamento muito alterado. As variações são pequenas e podem até passar despercebidas. Não é uma mania atenuada, mas uma hipomania, que pode durar um dia, meio dia, ou até um pouco mais.

É importante entender a diferença entre esses dois conceitos, principalmente para quem tem transtorno bipolar ou familiares com bipolaridade. Quando o estado se descola muito claramente da personalidade de base, estamos falando de uma mania mais branda, e não de uma hipomania.

Se você gostou deste vídeo, por favor, deixe seu like e compartilhe com seus amigos. Se você gosta de assuntos relacionados à saúde mental, inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar todos os nossos vídeos. Obrigado pela sua atenção, e até o próximo vídeo!

Fonte: TRANSTORNO BIPOLAR:MANIA E HIPOMANIA por Escola de Saúde Mental