Pular para o conteúdo

Transplante de medula óssea para a cura da anemia falciforme realizado no HC – Jornal da Clube 24/03/2018


Em breve, o HC deve realizar dois transplantes de medula óssea na tentativa de cura para a anemia falciforme. Agora, as famílias aproveitam esse período de espera para encontrar novos doadores de sangue. A anemia falciforme é uma doença genética que acomete cerca de 70 mil pacientes no Brasil. A família descobriu a patologia quando a adolescente que tem 13 anos de idade, nasceu pelo teste do pezinho. Até hoje, sofre com fortes crises da doença. São dores muito fortes que tratam-se ao longo desse tempo. A paciente tem recebido tratamento por meio de remédios e transfusões de sangue. Mas agora, a adolescente que veio do Maranhão, vai tentar a cura por meio de um transplante de medula. O doador será o irmão que tem 100% de compatibilidade e quer se livrar disso mais rápido possível. Com certeza, isso é uma coisa que não só eu quero, como todas as pessoas que estão na mesma situação.
Em outro caso semelhante, foi doado a medula para a irmã Tatiana de 31 anos que descobriu a anemia falciforme. Para todo mundo, é uma alegria porque é muito raro você achar um doador 100% compatível.
Os procedimentos serão realizados aqui no Hospital das Clínicas, mas ainda não tem data para acontecer. Agora, as duas famílias aproveitam o espírito de espera para tentar encontrar novos doadores de sangue. Já que, para o tratamento, são necessárias várias bolsas de diferentes tipos sanguíneos. Em um período de duas a três semanas entre a infusão da medula até a perda da medula, quando ela começa a produzir, o paciente fica muito suscetível a infecções e também a anemia, já que medula óssea não está produzindo em células de defesa nem aos glóbulos vermelhos em linhas jaquetas.
Então, nós precisamos sair de um suporte transfuncional muito agressivo nas primeiras semanas pós em função da medula. Nas redes sociais, a família de Tatiane, que é de Minas Gerais, pede ajuda para os doadores dos tipos A-, B-, AB-, O-, já que o estoque estava vazio e tem muita gente lá esperando. Maria Clara precisa do tipo sanguíneo O+. A medula era uma situação mais difícil. Nós encontramos no caso é o meu filho é 100% compatível e agora vem a questão do sangue para que dê início a todo o processo de transplante.
Até agora, o Hospital das Clínicas realizou mais de 45 transplantes de medula para anemia falciforme. O hospital é referência em procedimentos desse tipo no país. Quem quiser doar pode ligar para 2109-3000, que é o telefone do hemocentro de Ribeirão.
Fonte: HC realiza transplantes para cura da “anemia falciforme” – Jornal da Clube (24/03/2018) por Jornal da Clube