Pular para o conteúdo

Tourette em Portugal: Conheça a história de vida de uma pessoa com tiques


Reportagem Especial: Síndrome de Tourette

Reportagem Especial: Síndrome de Tourette

Os temas que sempre o diretor é de 71% da população jovem em todo mundo. Em Portugal, esta doença neurológica que provoca tiques e movimentos involuntários ainda é pouco conhecida, mas desde 2007 que tem uma associação à qual chegam dezenas de casos. A Record TV foi ouvir testemunhos de quem sofre desta patologia durante uma vida. É a reportagem especial desta marca.

Para Francisco e Afonso, é fácil explicar os tiques, movimentos involuntários que desde a infância lhes transformaram a vida.

“Às vezes, eu tenho algumas escalas, alguns levantam a escala e já ouviram dizer à luz. Eu tenho que explicar ainda, me olha, a minha doença é um problema que nós podemos ter um cérebro. Basicamente é por causa da pane na segunda que eu lembro é como uma célula produz dopamina mais pois tem uma quantidade certa, então a família também nos ajuda nos movimentos e então nós temos a mais, pode significar que fazemos movimentos a mais em suíte e então eu tinha que são como os movimentos que nós não conseguimos controlar como exemplo o coração, nós também não conseguimos controlar a salvar tons”.


Para Ricardo, a personalidade extrovertida e o grupo de amigos fiel fizeram com que a vida fosse normal e a doença não chegasse para afetar pessoalmente e, mais tarde, a nível profissional.

A doença é conhecida por um sintoma que acontece em menos de 10% dos doentes e é chamado coprolalia. É basicamente quando as pessoas involuntariamente dizem asneiras e não conseguem controlar o cliente, dando mais uma frase podem dizer um palavrão sem qualquer contexto ou fazer gestos ofensivos.

Para quem olha, o sentimento é de alguma estranheza e confusão, mas para quem sofre da Síndrome de Tourette e lida com ela diariamente, a mensagem é fim todos por muito que tenha sentados em Washington possa entrar em alguns aspectos, não nada é só aguentar com ela porque a doença também nunca pode ser nem pior que ninguém.

Texto por: (nome do autor da reportagem)

Fonte: Fala Portugal Tourette Uma vida de tiques por Record TV Europa