Pular para o conteúdo

Torção testicular: causas, sintomas e tratamento.


Olá, meus amigos! Sejam bem-vindos novamente ao canal do Trabalho Condenou. Hoje vou falar com vocês sobre uma urgência médica muito frequente: a torção de testículo. Essa é uma situação na qual ocorre a torção do cordão espermático, não o testículo propriamente dito. É como se o cordão que leva os vasos e o ducto deferente até o testículo fosse torcido, o que acaba comprimindo os vasos e prejudicando a drenagem do sangue. Conforme a torção aumenta, o testículo começa a subir no saquinho em direção à virilha, e pode ocorrer inchaço e dor intensa.
Quando um filho apresenta dor no testículo, é uma coisa muito séria que deve ser levada para avaliação médica imediatamente, seja por um pediatra, urologista ou cirurgião pediátrico. Isso porque quanto maior o tempo de torção, maior a probabilidade de o testículo morrer. Na cirurgia, há casos em que é preciso retirar o testículo.
A fixação do testículo em “badalo de sino” pode levar a uma possível torção, especialmente se houver mais voltas, e nem sempre dá para identificar a torção antes que ela ocorra. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Espero que tenham gostado da explicação. Fiquem atentos, pois essa situação é mais comum do que se imagina.
Fonte: Torção de testículos. O que é? por Cirurgia Infantil Channel