Pular para o conteúdo

Tontura e labirintite após COVID: saiba mais com Dr. Tontura

Tontura e Labirintite na COVID-19

O COVID-19 é um vírus terrível e a gente vai aprendendo ao longo do tempo nessa pandemia que esse vírus não dá só sintoma respiratório, falta de ar. Dá vários outros sintomas. E aí vem a pergunta: tontura, labirintite. Será que acontece no contexto da COVID-19? E é exatamente sobre isso que a gente vai conversar nesse vídeo, vamos lá.

Olá pessoal, tudo bem? Sou Doutor Saulo, médico neurologista, e uma pergunta que eu recebo muito aqui e lá no Dr. Tontura (por extenso) no Instagram é a seguinte: Doutor, COVID-19 pode dar tontura? Por que que eu recebo essa pergunta? Porque existem relatos de várias pessoas que não tinham tontura e começou com quase de tontura após o COVID-19. Mas também relato de pessoas que tinham já uma tontura por algum motivo, alguma labirintite, estava controlado e depois do COVID-19 desandou. E a resposta é sim, né. O chato danado do vírus, a COVID-19 pode dar também tontura e aqui a gente tem exatamente esses dois panoramas.

  • O primeiro Panorama: São pessoas que já tinham uma doença que gera tontura diagnosticada, mas estava quietinha, tava bem controlado. Por exemplo, uma doença de Meniere, tratamento há sempre uma migrânea vestibular, uma paroxismia vestibular, uma TPP e o que quer que seja. Quando vem o COVID-19, que desafia o organismo, que é um vírus grave que faz com que o organismo tenha que usar todas as energias, todo o sistema imunológico para combater ele. Isso tira muito nosso organismo do eixo, se desafia muito clinicamente o nosso corpo e faz com que doenças que estavam quietinhas descompensem. Por exemplo, tontura. Então aquela tontura que tava quietinha, ela volta da sintoma, ela volta a se manifestar, ela descompensa passado quadro viral. A ideia é que aos poucos aquela doença lá volte no controle que ela tava antes, ela volte a ficar quietinha, mas tem exceções. Tem pessoas que contam que elas estavam ótimas antes do COVID-19, com quadro de COVID-19 a cantora descompensou e nunca mais voltou a ficar. E vai passar nos seus vezes meses depois do COVID-19. Aí tendo muitas vezes que fazer todo um ajuste terapêutico com ajuste do tratamento dos remédios para controlar melhor aquela doença geradora de tontura.
  • O segundo Panorama: Uma pessoa que não tinha tontura, nunca teve labirintite na vida e aí ela pega COVID-19. Aqui eu tenho relato né, até de pessoas que só tiveram tontura, uma tontura que começou do nada, a crise divertirem terrível e por trás tava o COVID-19. Então sim, o COVID-19 pode causar vertigem, tontura por agressão direta as estruturas do labirinto e nervo do labirinto ou poderia através do acometimento do corpo como um todo geral, uma tontura reacional, uma tontura de origem clínica. E aí melhora depois do quadro da cor verde na maior parte das pessoas. A gente vê que felizmente sim, mas infelizmente algumas pessoas elas ficam, as vezes por meses né. Então até hoje com a tontura que começou durante o quadro do COVID-19, o que vai requerer uma atenção médica especializada porque daí análise vai ser exatamente o porquê que aquela tontura aconteceu para conseguir fazer um tratamento, uma terapêutica, remédios específicos para aquele quadro de tontura. Na maior parte das vezes a gente tem sucesso a gente a reverter sim aquela tontura que ficou depois do COVID-19.

Então se você se identifica com esse meu relatos, você teve COVID-19 e piorou uma tontura que você tinha ou começou uma tontura nova que você nunca teve, com certeza você tem que buscar ajuda médica especializada. Espero que tenham gostado do vídeo de hoje, deixou lá e Quinzinho aí. Compartilha, você vai ajudar pessoas que eventualmente estão com tontura aí por conta do COVID-19 e a gente se vê no próximo vídeo. Um abraço.

Fonte
TONTURA E LABIRINTITE PÓS COVID [IMPORTANTE] | DR. TONTURA por Neurologia e Psiquiatria