Pular para o conteúdo

Tipos de desvio de coluna: entenda mais – Papo Especialista


Desvios de Coluna – Como Prevenir e Tratar

Desvios de Coluna – Como Prevenir e Tratar

Olá amigos, estamos de volta hoje aqui no canal. Hoje vamos falar sobre desvios de coluna. A sua coluna, quando você está olhando aqui de frente, não tem uma coisa interessante: ela é totalmente reta. Ela não tem curva para nenhum lado. Ela do começo ao fim é absolutamente reta e líder. Qualquer desvio nesse plano significa que você tem escoliose.

A escoliose é causada por um crescimento assimétrico da coluna. Portanto, acontece na fase de crescimento. O adulto que tem escoliose adquiriu essa curva na infância, adolescência e infância. Adolescentes têm mais chances de ter escoliose, mas isso não significa que adultos não possam ter também.

As pessoas que têm escoliose têm uma coluna mais sensível. Como ela tem uma inclinação, você usa a musculatura de forma assimétrica. Isso pode dar um pouquinho de dor. Portanto, você que tem escoliose precisa cuidar muito bem da sua coluna.

Como cuidar bem da coluna? Existem três pontos importantes:

  1. Atividade física: a coluna é sustentada pela musculatura paravertebral. Quem tem uma musculatura paravertebral forte vai ter menos dor. Um bom peso que é pesado e que tem uma sobrecarga nessa coluna que vai sobrecarregar os ligamentos que sustentam a coluna vai ter mais dor.
  2. Postura: quem tem postura ruim, que faz trabalha numa postura ruim ou no dia a dia mesmo para dormir, para sentar, para levantar tem posturas com isso que sobrecarrega a coluna também pode ter mais dor.
  3. Abdômen forte: a lordose está diretamente relacionada ao abdômen. Portanto, quem está acima do peso ou quem tem uma barriga mais avantajada, um grau de dor na região lombar. O segredo é um abdômen forte e bom peso da parte de cima da coluna próximo ao tórax antes do pescoço.

Quando olhamos nossa coluna de lado, ela não é correta. Aqui em baixo na parte de baixo, onde está o abdome, e aqui em baixo um boom da região lombar, ela tem uma curva pra frente. Essa curva chama-se lordose. As pessoas têm lordose em graus diferentes constitucionalmente.

As mulheres, de maneira geral, têm mais lordose do que os homens. Mesmo entre as mulheres, umas têm mais lordose, outras menos. Quem tem mais lordose tem uma tendência um pouco maior de dor porque, se a curva é muito acentuada, os ligamentos que sustentam a coluna que nessa região e a musculatura que sustenta a coluna são um pouco sobrecarregados.

O aumenta da cifose acontece no final da infância e adolescência, que a gente chama de dorso curvo. O importante é identificar nesta fase de adolescência quando está começando a acontecer e se diz para gente bloquear esse processo de aumento de se fose. O bloqueio é feito com RPG, fisioterapia e fortalecimento da musculatura dorsal.

Gostou do vídeo? Se inscreva no canal! Segundas e quintas temos vídeos novos. Vamos treinar e até a próxima!

Fonte: TIPOS DE DESVIO DE COLUNA | PAPO ESPECIALISTA por Marcio Atalla