Pular para o conteúdo

Tipos de cisto no ovário: conheça mais sobre essa condição médica │ Minutos de Biologia.


Os cistos nos ovários são formações saculares preenchidas por líquido ou substâncias semissólidas que se desenvolvem nos ovários das mulheres. Os cistos ovarianos afetam mulheres de todas as idades. A vasta maioria dos cistos ovarianos é considerada funcional, em outras palavras, eles não estão relacionados a nenhuma doença. A maioria dos cistos ovarianos é benigna e eles aparecem sozinhos em algumas semanas sem nenhum tratamento.
Os cistos ocorrem mais frequentemente durante o período fértil. Pode-se dividir os cistos ovarianos em benignos e malignos. Veja agora alguns exemplos de cistos ovarianos benignos:
– O cisto folicular forma-se quando o folículo ovariano cresce mais do que o normal durante o período menstrual e não ocorre a ruptura normal para liberar o óvulo. Geralmente, os cistos foliculares se resolvem espontaneamente em dias ou meses.
– O cisto de corpo lúteo ou corpo lúteo é uma área de tecido dentro do ovário que aparece após a liberação do óvulo dentro do folículo. Se não ocorrer gravidez, o corpo lúteo geralmente regride e desaparece. No entanto, ele pode ser preenchido de fluidos ou de sangue e persistir dentro do ovário. Geralmente, este tipo de cisto é encontrado em apenas um lado e não produz sintomas.
– Se for hemorrágico, este tipo de cisto funcional ocorre quando há sangramento no seu interior devido a lesão de pequenos vasos sanguíneos. Ocasionalmente, pode haver dor abdominal do lado em que o cisto está presente.
– O cisto dermoide geralmente afeta mulheres jovens. Trata-se de um tumor benigno, também chamado de teratoma cístico maduro. Estes cistos podem conter gordura, ossos, pelos e cartilagem no seu interior.
– O ovário policístico: ambos os ovários aumentados de volume geralmente o dobro do normal com pequenos cistos presentes na superfície externa do ovário pode aparecer em mulheres normais e também em mulheres com doenças endócrinas. É uma situação diferente da síndrome dos ovários policísticos que inclui outros sintomas e anormalidades fisiológicas além da presença de cistos ovarianos. A síndrome dos ovários policísticos envolve riscos metabólicos e cardiovasculares relacionados a resistência insulínica.
– O endometrioma é formado quando o tecido endometrial, tecido que recobre a face interna do útero, cresce nos ovários. Quando isto ocorre, a área do tecido endometrial podem crescer e sangrar, formando áreas císticas a marrom. Nada conhecido como cistos chocolates ou endometriomas. Aparece em mulheres durante o período reprodutivo e pode causar dor pélvica crônica durante a menstruação.
– O cisto adenoma é um tipo de tumor benigno que se desenvolve no tecido ovariano. Pode ser preenchido por conteúdo seroso ou mucoso e atingir vários centímetros de diâmetro. Necessitam de remoção cirúrgica.
Fonte: TIPOS DE CISTO NO OVÁRIO│MINUTOS DE BIOLOGIA por Biologia com Patrick Gomes

Marcações: