Pular para o conteúdo

Tipos de Câncer de Tireoide: Carcinoma Medular – Dr Jônatas Catunda

O Carcinoma Medular da Tireoide

Tudo que você ouviu sobre câncer de tireoide não se aplica ao carcinoma medular. Este tipo de câncer é muito mais agressivo. Vou explicar nesse vídeo.

Apresentação

O Dr. Lanús Dow Jones é cirurgião de cabeça e pescoço e criador do canal Doutor Tireoide. Aqui você vai encontrar informações médicas de qualidade sobre as doenças da tireoide e sobre outras doenças, de uma forma clara e fácil de entender. Se ainda não está inscrito, considere se inscrever para não perder nenhum dos próximos vídeos.

O que é o Carcinoma Medular da Tireoide?

O carcinoma medular da tireoide é um tipo raro de câncer de tireoide. Porém, quando diagnosticado, é um problema para o paciente, pois nesse tipo de câncer não se fala em cura. O paciente nunca vai ficar curado e nem se fala que a doença está em remissão. Está em controle e pode voltar no futuro, pois essa doença tem um comportamento de voltar e recidivar.

O carcinoma medular é um tipo de câncer que se origina nas células para foliculares, nas células que são produtoras de calcitonina. É um câncer muito diferenciado e agressivo. Ele se origina das células foliculares, que são as principais células da tireoide, responsáveis por mais de 95% do tecido tireoide.

Porém, as células para foliculares são células raras, que são espalhadas pela tireoide, e às vezes pode acontecer que tenha um câncer de células que é justamente o carcinoma medular da tireoide. Ele produz a calcitonina, que é um marcador desse câncer. Não tem muito sentido usar a calcitonina em pessoas normais, mas as pessoas que têm suspeita de câncer de tireoide, é um exame útil.

Após o tratamento, a tendência é que a calcitonina fique muito baixa, e esse é o marcador tumoral. Calcitonina e CEA são marcadores que devem ser dosados. Se a calcitonina estiver baixa e começar a subir, são indicativos de que pode ter alguma doença estrutural, pode ter algum fundo metastático.

Tratamento do Carcinoma Medular da Tireoide

O único tratamento que existe além da cirurgia é a quimioterapia ou radioterapia. Porém, em casos já agressivos, em que a doença já se espalhou para o pulmão, principalmente, a cirurgia é retirar. É um tipo de câncer que exige vários tratamentos, várias cirurgias. Outra terapia para esse tipo de doença não funciona, então não é um tratamento adjuvante.

O uso de copas de calcitonina e CEA são marcadores. Eles devem ser dosados para saber se a partitura renal está bem. Logo, as pessoas que retiraram a tireoide têm hipotireoidismo e devem tomar medicação para controlar o hipotireoidismo após a tireoidectomia total.

No caso do carcinoma medular, a pessoa tem que fazer o tratamento de pé para poder atingir a cura. É um tratamento geralmente mais agressivo do que no caso do carcinoma papilífero ou folicular. O paciente faz sempre a tireoidectomia total, pois vazamento cervical é muito comum, e fica dosando a calcitonina, que é o principal marcador tumoral, assim como o CEA.

Teste Genético

Toda pessoa que descobre o carcinoma medular após a cirurgia e o tratamento, deve fazer um teste genético para saber se ela tem a mutação que causa o câncer medular. Se essa pessoa tiver mutação do gene ret, toda a família, principalmente pais, filhos, irmãos, devem fazer a pesquisa da mutação.

Isso porque caso eles também apresentem a mutação, deve ser investigado se têm doenças da tireoide ou até mesmo certas mutações do gene ret. Isso indica tireoidectomia profilática, retirar a tireoide sem que a doença apareça. Porém, isso é feito apenas no caso do carcinoma medular. Não se aplica para o carcinoma papilífero ou folicular.

Sobrevida

Os pacientes que têm doenças instâncias a sobrevida em dez anos fica entre 15 a 20%. Para o carcinoma medular, a sobrevida em dez anos é 99%, o que significa que o paciente vai viver por muitos anos.

Conclusão

Como percebeu, o carcinoma medular da tireoide é um câncer muito agressivo e requer tratamento diferenciado. Por isso, é tão importante estar atento aos seus sintomas e fazer o diagnóstico o quanto antes. Esperamos ter ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre esse tipo de câncer.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares. E se tiver alguma dúvida ou comentário, deixe abaixo.

Fonte: Carcinoma Medular – Tipos de câncer de tireóide | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço