Pular para o conteúdo

Testosterona e Câncer de Próstata: Mitos e Verdades


Olá pessoal, meu nome é Marcos Túlio Cavalcante e eu sou médico urologista e andrologista. Neste vídeo, vamos conversar sobre testosterona, próstata e câncer de próstata. O aumento da próstata é um tema muito discutido, então vamos detalhar muito sobre esse assunto para que possamos entender melhor.
A relação entre testosterona e próstata é uma dúvida muito grande. Já foi um mito, mas hoje sabemos que é um assunto importante para pacientes e médicos, e é tema de muitos congressos nacionais e internacionais que ocupam bastante o nosso tempo discutindo sobre esses assuntos.
A testosterona e próstata foi um mito durante muito tempo. Em 1943, aproximadamente, foi publicado um trabalho que relacionou a testosterona ao câncer da próstata. Desde então, muitos trabalhos foram realizados com n maior de pacientes que mostram que a testosterona não aumenta o risco de você ter um câncer de próstata.
Os fatores de risco para câncer de próstata são pacientes fumantes, pacientes com histórico familiar de câncer de próstata, pacientes obesos com síndrome metabólica e sedentários. Esses são pacientes que aumentam o risco de câncer de próstata.
Pacientes com testosterona baixa estão relacionados a maior incidência ao câncer de próstata, enquanto pacientes com câncer de próstata mais avançado e com símbolo de alto grau também estão relacionados com testosterona mais baixa.
Câncer de próstata é graduado em baixo risco, baixíssimo risco, médio, intermediário, alto e altíssimo risco. Pacientes com câncer de próstata, mas que não foram submetidos a cirurgia, radioterapia ou outro tratamento, e que foram mantidos sob observação, estão com a testosterona baixa, mas isso não significa que a testosterona aumenta o risco de câncer de próstata.
A reposição hormonal para a testosterona é benéfica para pacientes que possuem uma próstata saudável. Entretanto, pacientes com câncer de próstata que são submetidos a este tratamento devem ser acompanhados por um especialista que entenda muito bem tanto dos aspectos do câncer da próstata quanto da reposição hormonal.
É importante ressaltar que o aumento da próstata é diferente do câncer. A próstata só cresce e dá sintomas, como jato fraco, acorda muitas vezes durante a noite e aumenta a frequência urinária. A testosterona possui uma relação importante, mas a comparação seria mais como se você estivesse regando uma planta. Quanto mais água você coloca, mais ela cresce, mas em um ponto ela para de crescer, e isso também acontece com a próstata.
Por fim, o paciente que tem testosterona baixa pode confundir o resultado do seu PSA, pois ele pode estar enganado. Entretanto, se essa pessoa realizar a reposição hormonal, ela conseguirá ver a verdadeira situação de seu PSA.
Espero que vocês tenham entendido melhor sobre o tema testosterona, próstata e câncer de próstata. Lembre-se sempre de procurar um especialista para realizar qualquer tratamento ou reposição hormonal.
Não esqueça de deixar o seu comentário e curtir o vídeo. Se inscreva no canal para receber mais informações sobre este e outros temas relacionados, e siga nossas redes sociais.
Fonte: Testosterona X Câncer de Próstata | Doutor Marco Túlio – Urologista e Andrologista por Dr. Marco Túlio Cavalcanti