Pular para o conteúdo

Teratoma de ovário: sintomas, diagnóstico e tratamento.


Olá pessoal!
Nesse vídeo, eu vou explicar o que é teratoma no ovário, os sintomas ou como ter certeza do diagnóstico, quando é necessária a realização da cirurgia, possíveis complicações e se o teratoma pode ou não ser um tumor maligno.
O teratoma é um tumor de células germinativas e por isso as células em ciência no interior pode se diferenciar para qualquer tipo de tecido. Por isso, dentro dos teratomas pode ser encontrado pele, gordura, dente, osso, cartilagem, qualquer tipo de tecido do corpo humano.
Os sintomas, na maioria das vezes, não são determinantes e podem ser achados em exames de ultrassonografia. Porém, um teratoma de grandes dimensões pode determinar aumento do volume abdominal ou ainda sintomas compressivos na bexiga ou no intestino.
A principal complicação dos teratomas é a torção do ovário, quando o ovário torce e o paciente sente uma dor de forte intensidade de início súbito em uma das partes do abdômen e quase se associa a náuseas e vômitos. Nesta situação, a cirurgia deve ser realizada o mais rápido possível para se preservar o órgão.
O diagnóstico do teratoma na maior parte das vezes é realizado simplesmente como ultrassom transvaginal ou ultrassom pélvico, desde que realizados por um profissional mais experiente. Porém, se houver qualquer dúvida diagnóstica, a ressonância magnética pode ser indicada e confirmar a hipótese de interação.
E, caso o teratoma apresente uma velocidade de crescimento rápido ou seja muito grande, a indicação é a realização da cirurgia. O tamanho a partir do qual se indica a cirurgia é muito discutível, mas isso é conversado durante a consulta.
É importante lembrar que o teratoma pode ser um tumor maligno e isso acontece de uma maneira muito rara, em menos de um por cento das vezes.
Existem duas possibilidades para operação caso seja um tumor maligno. A primeira é chamada sarcoma imaturo, que é um tipo de crescimento muito rápido que surge em crianças, adolescentes ou adultos jovens. A segunda possibilidade é o surgimento de um tumor maligno na sexta ou sétima década de vida da paciente, porque uma das células dentro do teratoma virou um câncer.
Lembrando que é importante discutir a possibilidade do congelamento de óvulos antes da cirurgia, pois toda vez que se faz uma cirurgia no ovário, a reserva ovariana já diminui um pouquinho.
Essas são as informações mais importantes em relação ao teratoma. Existem outros vídeos no canal relacionados a cisto de ovário. Se você gostou desse vídeo, deixe o seu like, se inscreva no canal.
Muito obrigado e até o próximo vídeo!
Fonte: Teratoma de Ovário | Sintomas | Diagnóstico | Tratamento por Fernando Franciolli Guastella