Pular para o conteúdo

Terapia de Reposição Hormonal na Mulher: Quando fazer?

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou Dr. Leonardo Higashi, endocrinologista e nutrólogo da Quinta Higashi. Hoje vamos falar sobre menopausa e terapia hormonal da mulher. Cerca de 95% das mulheres entre 45 e 50 anos entram no período do climatério e posteriormente na menopausa.

O que é o climatério? É o período que antecede a menopausa. E a menopausa, acho que todo mundo sabe, é quando a mulher para de menstruar. O diagnóstico de menopausa é considerado quando a mulher fica um ano sem menstruar. Infelizmente, esse período é muitas vezes crítico para muitas mulheres, com muitos sintomas. E por que ocorrem esses sintomas? Esses sintomas ocorrem devido à queda de vários hormônios, como, por exemplo, hormônios esteroides sexuais. Podemos citar a progesterona, que é o primeiro hormônio que geralmente começa a diminuir, devido à perda da população. Mas também pode diminuir o estradiol e a testosterona.

Quais são esses sintomas que acometem as mulheres? Pode vir acompanhado dos famosos calorões, os fogachos, que incomodam muitas mulheres. São os chamados sintomas vasomotores. Mas também alterações, como, por exemplo, do cérebro, como perda de memória, perda de concentração, até mesmo depressão. Pode vir acompanhado de sintomas, como queda de libido, vagina seca e dificuldade na relação sexual, entre outros, como pele seca, queda de cabelo, cansaço, falta de energia. Então, são vários sintomas que podem acompanhar devido à deficiência desses hormônios.

E para essas mulheres que sofrem muito com esses sintomas, a terapia hormonal da mulher está indicada. Ela pode ser uma arma para ajudar na qualidade de vida e também na prevenção de várias doenças. Os esteroides sexuais são fundamentais para a saúde óssea, para saúde cardiológica e para a saúde cerebral.

Os estudos mostram que a deficiência desses hormônios pode levar a um aumento no risco de osteoporose e doenças articulares, de doenças cardiovasculares e de doenças cerebrais, como, por exemplo, as demências e o Alzheimer.

E como deve ser feita essa terapia hormonal na mulher? Hoje em dia, a gente sabe que a terapia hormonal ela tem que ser feita de maneira mais individualizada possível. Não existe uma fórmula mágica para todo mundo. Cada mulher é uma mulher. Algumas vão precisar inicialmente de progesterona, outras somente de estradiol, outras vão precisar de estradiol, progesterona e testosterona. Então, não existe uma fórmula única, e o ideal é que sejam usadas as doses mínimas efetivas, na menor dose possível, com hormônios mais fisiológicos possível, como por exemplo, 17 beta-estradiol, que é o mesmo que a mulher produz, progesterona natural micronizada e testosterona quando indicada.

Nem todas as mulheres precisam de testosterona, mas quando bem indicada, também é uma arma importante para melhorar a saúde e qualidade de vida. É ideal que essa reposição hormonal seja iniciada o mais precoce possível, assim que iniciados os sintomas, assim que detectados queda dos níveis hormonais. Existe um tema que chamamos de janela oportunidade terapêutica, ou seja, você não deve esperar anos a mulher já na menopausa para começar uma reposição hormonal. Você deve iniciar o mais precoce possível, porque senão, está perdendo a chance de prevenir o risco de doenças, como, por exemplo, doença cardiovascular, como o infarto e doenças cerebrais.

Então é isso pessoal, vamos continuar falando no próximo vídeo sobre a terapia hormonal da mulher e vamos falar sobre o risco de câncer de mama. Se inscreva no canal do YouTube aqui embaixo. Até mais, um grande abraço. Muito obrigado.

Fonte: Quando fazer terapia de reposição hormonal na mulher ? por Clínica Higashi