Pular para o conteúdo

Tendinite da Pata de Ganso no Joelho: Causas e Tratamentos de Fisioterapia com Dr. Robson Sitta

Tendinopatia da Pata de Ganso: Entenda mais sobre esse problema comum

Olá! Saudações a todos! Hoje eu vou falar sobre um tema bem popular que é a tendinopatia da Pata de Ganso. Muita gente pergunta para que serve a Pata de Ganso, e é simples, a região desses tendões se insere na tíbia, ou seja, na borda medial proximal da tíbia, e acaba tendo mais ou menos esse aspecto:

Imagem da tíbia com a região da pata de ganso destacada

E por isso, devido à sua similaridade anatômica, recebe o nome de Pata do Ganso.

Ok, então mais sobre a sua similaridade anatômica com a pata de um ganso. A inserção desses tendões é o que eu vou comentar agora, separadamente, cada um deles, é que se dá o nome dessa tendinopatia, muito comum não só em atletas, mas também em indivíduos sedentários.

Pois bem, a Pata de Ganso é composta basicamente por três músculos. Quais são esses músculos? Agora vou explicar para vocês individualmente:

  • Grácil: a sua inserção proximal se dá na região do púbis e a sua inserção distal é a borda medial proximal da tíbia. A sua função é a adução do quadril e a flexão do joelho.
  • Semitendinoso: a sua inserção proximal se dá na região do tuber isquiático e a sua inserção distal é a borda medial proximal da tíbia. A sua função é a extensão do quadril e a flexão do joelho.
  • Sartório: a sua inserção proximal se dá na espinha ilíaca anterior-superior e a sua inserção distal é na mesma região dos demais, borda medial proximal da tíbia. A sua função é a flexão do quadril e a flexão do joelho.

E todos esses músculos têm uma característica em comum, que é a sua inserção distal na borda medial proximal da tíbia. Além disso, todos os músculos que foram citados são músculos adutores. O Grácil é bem adutor, o Semitendinoso faz extensão do quadril e o Sartório, proximalmente, faz flexão do quadril e, distalmente, todos eles têm uma função em comum, que é a flexão do joelho.

A tendinopatia da Pata de Ganso é muito comum entre os pacientes, não só atletas, mas também sedentários. É importante fazer uma abordagem de tratamento inicial que precisa de paciência. Claro que essa abordagem vai depender muito do comportamento sintomas de cada paciente. Inicialmente, é preciso diminuir a dor e o processo inflamatório. Utilizamos com os pacientes laser, corrente combinada e as técnicas de liberação miofascial.

É muito comum os pacientes com esse tipo de sintoma apresentar dor à palpação na borda medial da tíbia e até mesmo edema local. Muitos são sensíveis à percussão na região. São pacientes que, quando permanecem por muito tempo sentados em uma cadeira, apresentam dor na região medial proximal da tíbia.

Um protocolo de tratamento que utilizamos é em fases, com técnica específicas para a inserção proximal e distal dos músculos, além de técnicas de crochetagem, agulhamento e fricção transversa. Posteriormente, trabalhamos com estratégias de reeducação postural e fortalecimento muscular específico para os músculos da região.

Enfim, é preciso avaliar cada caso individualmente e trabalhar nos sintomas específicos de cada paciente. Espero que tenha ajudado! Deixe seus comentários e sugestões!

Fonte: JOELHO TENDINITE DA PATA DE GANSO CAUSAS E TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta