Pular para o conteúdo

Técnica eficaz para corrigir hérnia inguinal pelo Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Qual é a melhor técnica para corrigir a hérnia inguinal?

No vídeo abaixo, o Dr. Fernando Valério fala sobre a hérnia inguinal e a melhor técnica para corrigi-la. Ele explica que existem riscos de que a hérnia possa ficar ainda maior e impedir até mesmo que a correção inicial possa ser feita. Nesses casos, a melhor opção é usar uma tela para reforçar a área comprometida, o que diminui significativamente a recidiva após a operação.

Hoje em dia, todas as hérnias, independentemente do tamanho, são tratadas com o uso de telas. Antes, as hérnias eram operadas sem telas, e a volta da hérnia depois da cirurgia acontecia em mais de 15% a 20% dos casos. O tecido é frágil e não suporta costuras permanentes.

Nas crianças, o uso de tela nem sempre é necessário, pois o tecido ainda não perdeu a resistência, mas em adultos, mesmo jovens, é comum o uso de telas e isso representa um grande avanço na cirurgia de hérnia.

Existem diversas técnicas para implantar a tela, e o acesso pode ser feito com anestesia local, anestesia convencional, cirurgia laparoscópica ou cirurgia robótica. Na cirurgia robótica, em especial, o cirurgião tem uma excelente qualidade de imagem e acesso, o que facilita a correção em hérnias muito grandes. O procedimento costuma ser relativamente rápido e, em geral, o paciente fica apenas um dia no hospital ou já recebe alta no mesmo dia, caso faça de ambulatório com anestesia local.

Em resumo, a melhor técnica para corrigir a hérnia inguinal é a que melhor se adapta ao tamanho da hérnia e às condições de saúde do paciente. O uso de telas já é uma unanimidade e possibilita altas taxas de sucesso nos procedimentos.

Se você está procurando a melhor opção para tratar a sua hérnia inguinal, marque uma consulta com um especialista e veja qual técnica é mais indicada para você.

Fonte: Conheça a melhor técnica para corrigir hérnia inguinal | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761 por Prof. Dr. Luiz Carneiro