Pular para o conteúdo

TDAH e AUTISMO: Diagnóstico e Respostas – NeuroSaber Responde


O autismo é um transtorno que leva a problemas de interação social, no qual a criança não consegue reconhecer os processos de interação social, problemas de comunicação e linguagem social, e comportamentos repetitivos e interesses restritos. Isso não é a característica do TDAH. Então, primeiro, nós temos que separar muito bem as duas condições.
Um outro ponto que é muito importante, o TDAH é muito mais comum. Ocorre seis vezes mais em crianças do que o autismo. Então, quando a gente foi investigar uma criança, é muito comum que a gente comece pensando que seja TDAH, porque é um transtorno muito mais frequente na população. Mas se a gente suspeita que tem TDAH junto com autismo, a gente tem que investigar se tem ou não autismo. Tem que fazer todo o protocolo de avaliação, tem que fazer toda a abordagem diagnóstica necessária para descartar o autismo.
Sabe por quê? Porque o diagnóstico precoce não é lá muito importante no TDAH, mas no autismo, diagnóstico precoce é fundamental. Aquela criança que é muito agitada em excesso, que não se interessa em parar para interagir com outras crianças, ou que não olha muito nos olhos, ou que prefere muito mais interagir com objetos do que com pessoas, ou que apresenta distúrbios de sensibilidade (hipersensibilidade auditiva ou pouca sensibilidade à dor), ou preferências específicas para determinados objetos ou assuntos, têm que levantar suspeita de autismo.
Aquela criança hiperativa que você achava que era TDAH, com essas características, ela pode ter autismo. Então, a gente tem que em primeiro lugar ter suspeita de ter TDAH com autismo e ir atrás prioritariamente do autismo. Isso porque é um transtorno muito mais grave, muito mais riscos que restringem muito mais o futuro da criança e que leva a consequências mais graves. Então a gente tem que sempre priorizar a investigação do autismo.
Aquela criança com transtorno de Asperger, que é um TDAH leve, pode ter de fato os dois. As duas coisas podem estar juntas. Às vezes, não tem hiperatividade, mas é aquela que é autista leve, distraída, desatenta, que não foca nas atividades que são importantes, nas atividades prioritárias, nas atividades sequenciais, seja em casa, seja na escola.
Fonte: Diagnóstico do TDAH e do AUTISMO juntos | NeuroSaber Responde por NeuroSaber