Pular para o conteúdo

T3 e T4 – Produção dos Hormônios da Tireoide


Olá pessoal, estamos começando mais um Me Ajuda Medicina e o tema de hoje será sobre a formação dos hormônios tireoidianos. De volta, o pessoal vai nos falar hoje sobre os hormônios tireoidianos, os hormônios que são produzidos pela glândula tireoide e que exercem uma função muito importante no nosso organismo. Os hormônios tireoidianos, também chamados de T3 e T4, têm a função de acelerar o metabolismo basal das células do nosso organismo, ou seja, todos os sistemas diante da presença dos hormônios tireoidianos T3 e T4, eles ficam mais acelerados e trabalham mais intensamente.
Para poder começar a falar sobre a formação dos hormônios tireoidianos, precisamos falar sobre os três componentes básicos que são necessários para poder formar o hormônio, primeiramente precisamos ter o iodo, depois precisamos de uma proteína, e por último, um carboidrato. Esses três elementos aqui são os que irão fazer parte propriamente dito do hormônio T3 e T4 e essa quantidade de iodo vai fazer parte do hormônio, é entre 0,2% e 1%, é muito pouco. A proteína que nós precisamos é a tiroglobulina, um dos aminoácidos que fazem parte dessa composição é a tirosina e referente aos carboidratos, eles irão fazer parte de 8% a 10% dessa composição para a formação dos hormônios tireoidianos.
Então, vamos agora começar o processo dentro da célula, a molécula d’água hoje vai realizar o processo de formação desses hormônios. Primeiramente, tem que ter gestos de iodo, então adquirimos o iodo através da alimentação, uma vez que o iodo entra na corrente sanguínea quando é absorvido. A célula única da glândula tireoide ela capta o iodo que está na corrente sanguínea, e esse iodo é captado através de uma bomba de sódio e transporte, que é um sistema de transporte ativo secundário, onde duas substâncias são transportadas ao mesmo tempo através de uma proteína transportadora, a proteína que é chamada de Na+/I-.
O iodo, quando ele entra dentro da célula, vai para a região basal na célula e lá em cima, na região coloidal, ele vai ser levado para a região coloide. Uma vez dentro da célula, o iodo vai ter que sair para poder chegar na região coloidal, e aí nós temos uma segunda proteína transportadora que vai fazer essa função de retirar o iodo dentro da célula e colocar aqui no coloide, que é a proteína chamada de pendrina e aqui é uma bomba de contra-transporte, é um tipo de transporte ativo secundário, onde duas substâncias também são transportadas ao mesmo tempo só que em sentido contrário, enquanto uma está indo da célula, a outra está entrando.
Enquanto isso, a célula vai produzir a proteína tiroglobulina, que será responsável pela formação das moléculas de hormônios T3 e T4. O retículo endoplasmático liso é o responsável por fabricar essa proteína e vai jogá-la para a área do coloide e para a área do coloide. Produzimos a tiroglobulina, então vamos pegar o iodo oxidado e ele vai se unir à tirosina, mais especificamente um aminoácido tirosina, então o iodo vai se unir à tirosina formando a monoiodotirosina. A tiroglobulina é responsável pela formação de proteína juntamente com o carboidrato. Em seguida, vamos pegar as monoiodotirosinas juntas que formam a DI, e vai juntar com a tirosina formando a triiodotirosina (T3), que é chamado também de tri-iodotironina e outro é a tiroxina ou tetradiodotironina, que é chamado de T4.
Quando o organismo precisa desses hormônios, o coloide incorpora uma porção de coloide e vai jogar a tiroglobulina de volta para dentro da célula. As enzimas do lisossomo vão começar a quebrar essas ligações, liberando hormônios T3 e T4 na circulação. Três quartos da produção desses hormônios não são liberados na circulação e não são captados pelos capilares e apenas uma quantidade pequena do que se é produzido de fato, é consumido pelo organismo.
O resto vai para a reciclagem da matéria-prima, onde as enzimas chamadas de iodo-nascentes são as responsáveis por captar o iodo a tiroglobulina e tiroxina e fazer uma reciclagem, deixando disponível para um momento em que o organismo precisar novamente do hormônio, sejam como matéria-prima, já estará reservado e guardado para o momento em que precisar.
Esperamos que tenham gostado do vídeo e que tenham aprendido sobre a formação dos hormônios tireoidianos. Não se esqueçam de deixar o seu like e seu comentário. Até a próxima!
Fonte: Produção dos Hormônios da Tireoide T3 e T4 por Me Ajuda Medicina