Pular para o conteúdo

Sistema Imunológico: Inflamação (Parte 1) – Estudo Superior de Imunologia

Entendendo o Processo de Inflamação

No vídeo de hoje, vamos falar sobre a inflamação, um processo que nosso corpo utiliza para se defender de agentes nocivos. Apesar dos sintomas que sentimos, a inflamação é algo bom e necessário para nossa saúde.

Existem dois tipos de inflamação: a inflamação aguda e a inflamação crônica.

Inflamação Aguda

A inflamação aguda é uma ação rápida e de curta duração. Ela começa rapidamente e termina rapidamente, e seu objetivo é neutralizar o agente nocivo que está presente no organismo.

Os fluxos de fluídos e proteínas plasmáticas influenciam na migração de leucócitos e, principalmente, neutrófilos para a área destinada à inflamação.

Inflamação Crônica

Já a inflamação crônica tem uma duração maior e exercerá sua forma de atuação através de migração, instalação de macrófagos e linfócitos em áreas de inflamação, além da proliferação de células imunes ou células de defesa no sistema vascular.

A inflamação crônica pode derivar com consequência a formação de fibrose nos tecidos e a necrose das células. É um processo mais intensivo e duradouro.

Componentes da Inflamação

Os componentes da inflamação incluem:

  • Reação Vascular: é uma alteração na forma do calibre da vasculatura que possibilita o maior fluxo de leucócitos e neutrófilos para a área onde ocorre a inflamação;
  • Transudado: é um fluido que vai desde a vasculatura para o tecido intersticial;
  • Exsudato: é um fluido que contém proteína e células inflamatórias que se dirige da vasculatura para o tecido intersticial;
  • Edema: é o acúmulo de fluidos no tecido intersticial devido ao trânsito da NTT (mau resultado);
  • Reação Celular: é o agrupamento de células de defesa em áreas de inflamação.

Substâncias liberadas pelos mastócitos, o óxido nítrico e a serotonina promovem a chamada de neutrophilia, levando às sensações de rubor e calor na região onde ocorre a inflamação.

Substâncias como a histamina, a bradicinina, os leucotrienos e os neuropeptídeos podem se ligar a receptores e induzir a uma cascata ou fosforilação de algumas proteínas que participam do citoesqueleto.

Por fim, as células endoteliais frente a uma diminuição da concentração de livro pode levar a um agrupamento de leucócitos neutrófilos na parede do endotélio vascular.

A inflamação é um tópico importante para a defesa de nosso organismo. No próximo vídeo, vamos dar continuidade a esse assunto.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal e deixar seus comentários. Até a próxima!

Fonte: INFLAMAÇÃO (PARTE 1) – ( IMUNOLOGIA) SISTEMA IMUNOLÓGICO – ENSINO SUPERIOR por Facilitando a Medicina