Pular para o conteúdo

Sistema Endócrino: Conheça a Histologia da Tireoide.


Olá pessoal, no vídeo de hoje iremos falar sobre a glândula endócrina muito importante, a tireoide. O sistema endócrino é responsável pela integração e pelo controle de funções do organismo através da síntese de hormônios. Esses são produzidos por glândulas, liberados na corrente sanguínea, onde poderão atuar em diversas células. A tireoide é uma dessas glândulas, ela tem dois lobos unidos por um tecido tiroidiano chamado istmo e situa-se abaixo da laringe à frente da traqueia. Ela é revestida por uma cápsula de tecido conjuntivo, pesa cerca de 30 gramas e começa a se desenvolver durante a quarta semana de gestação.
O folículo tireoidiano é a unidade estrutural da glândula tireoide. Ele é um compartimento aproximadamente esférico com o aparelho e é formado por epitélio simples cúbico ou colunar baixo. O epitélio folicular é o formato das células do epitélio folicular. Varia de acordo com o nível de atividade secretora dos folículos, mas na maioria das vezes é cúbico. Dessa forma, a tireoide é classificada como a glândula endócrina folicular. Armazena grande quantidade de secreção no interior dos folículos. Existe uma secreção homogênea chamada coloide que contém hormônios tireoidianos.
Há uma grande quantidade de capilares sanguíneos defenestrados como complexos nessa região para o transporte desses hormônios. O epitélio folicular contém dois tipos de células: as células foliculares e as células parafoliculares. As células foliculares são responsáveis pela produção dos hormônios tireoidianos T3 ou triiodotironina e o T4 ou tiroxina. Em preparações de rotina com hematoxilina e eosina, as células foliculares exibem um citoplasma levemente basofílico com núcleos esféricos contendo um ou mais nucléolos evidentes. As células parafoliculares são também chamadas de células C e estão localizadas na periferia do epitélio folicular. Elas não estão expostas à luz dos folículos. Secretam a calcitonina, um hormônio que regula o metabolismo do cálcio. Elas têm coloração pálida e ocorrem como células solitárias ou em pequenos grupos.
A função da glândula tireoide é essencial ao crescimento e desenvolvimento normais. O T3 e T4 são hormônios que regulam o metabolismo basal de células e tecidos, além da produção de calor. A secreção desses hormônios é regulada pelo TSH, hormônio liberado pela adeno-hipófise.
A calcitonina é um antagonista do paratormônio, um hormônio produzido pela paratireoide. A calcitonina reduz os níveis circulantes de cálcio por suprimir a reabsorção pelo osso clássico e promover a deposição de cálcio nos ossos. O principal componente do coloide é a tireoglobulina, uma forma inativa de armazenamento dos hormônios tireoidianos.
Os hormônios tireoidianos são essenciais no desenvolvimento do metal normal na gestação. Tanto T3 quanto T4 cruzam a barreira placentária e são fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso. A deficiência de hormônios tireoidianos da gestação resulta em danos irreversíveis ao sistema nervoso central, incluindo redução do número de neurônios, diminuição da mielinização e retardo mental. Além das anormalidades neurais, é típico um retardo do crescimento generalizado. A combinação dessas duas anormalidades é denominada hipotireoidismo congênito.
Se gostou desse vídeo deixe seu like, comente, se inscreva no nosso canal e compartilhe com seus amigos. Muito obrigado e até a próxima.
Fonte: Histologia do Sistema Endócrino – Tireóide por Patologia e Saúde