Pular para o conteúdo

Sinusite fúngica x sinusite bacteriana: sintomas e diferenças.

De Freitas pergunta:

Qual a diferença entre sinusite causada por fungo e bacteriana? E os sintomas?

Isso é um pouco complicado, Freitas, porque a diferença às vezes é difícil de se diagnosticar clinicamente. É possível que um paciente esteja com sinusite crônica (isto é, acima de 10 semanas) causada por bactérias ou por fungos.

A sinusite crônica é uma doença muito arrastada e pode estar envolvida com fungos, mas os sintomas são muito parecidos. O paciente pode apresentar secreção purulenta, dor de cabeça, febre persistente, entre outros. No caso da sinusite bacteriana, a febre costuma ser mais exuberante, acima de 38,3 graus Celsius. Já a sinusite fúngica é uma doença mais arrastada, causando um quadro de febre bricola, que muitas vezes se confunde até com tuberculose. Os fungos também causam febre baixa, em torno de 37,8 graus Celsius, que se manifesta a partir das 5 ou 6 horas da tarde, seguida de dor e sudorese.

Este quadro clínico pode confundir o médico que está avaliando o paciente. Por isso, é importante que a sinusite fúngica seja colocada como um dos diagnósticos diferenciais em pacientes que estão apresentando febre de origem obscura, vespertina, sem diagnóstico definido. Às vezes, o médico pode se precipitar em buscar outras causas para as manifestações clínicas, como lesões no pulmão ou até mesmo tuberculose.

Mas é importante pensar na possibilidade de sinusite fúngica quando o paciente tem uma febre persistente e nenhum diagnóstico definido. A sinusite fúngica é uma doença grave e perigosa, que pode ser tratada com intervenção cirúrgica. É importante investigar possíveis deficiências imunológicas do paciente, como deficiências adquiridas ou deficiência primária congênita. O HIV é uma possibilidade que deve ser considerada.

Além disso, o uso de medicamentos pode levar a imunodeficiência adquirida, assim como desequilíbrios hormonais, como a diabetes. Há diversas outras doenças que podem levar a déficits no sistema imunológico e, por isso, é importante investigar cada caso.

Falei das principais doenças que precisam ser investigadas, mas há outras. Espero ter te ajudado. O tratamento para sinusite fúngica é a cirurgia, com a otolaringologia.

Fonte: Qual a diferença de sinusite causada por fungo e bacteriana? | Quais são os sintomas? por PROJETO BRASIL SEM ALERGIA