Pular para o conteúdo

Sintomas Iniciais do Câncer Gástrico: Saiba o que Observar no Estômago

Sinais do Câncer Gástrico e os 5 Estágios da Doença

De acordo com o Instituto Internacional do Câncer, os sintomas do câncer de estômago não aparecem no início da doença. Nesse vídeo vamos falar sobre os sinais do câncer gástrico e os 5 estágios da doença. Por isso, já deixe seu “joinha” no vídeo e, se ainda não é inscrito, aproveite a vinheta para se inscrever.

Um estudo sobre dados estatísticos de câncer no mundo, publicado no jornal do Câncer, diz que as taxas de câncer de estômago são geralmente duas vezes mais altas nos homens do que nas mulheres. Infelizmente, a menos que exames específicos sejam feitos, as pessoas muitas vezes não sabem que algo está errado até que o câncer gástrico atinja um estágio mais avançado. Contudo, é comum que os primeiros sinais se confundam com sintomas da gastrite, e muitas vezes as pessoas ignoram, pois eles vão e vêm sem causar muito incômodo. Por isso, ao sentir sintomas como azia e arrotos frequentes, saciedade precoce, estômago inchado e queimação, procure um especialista e peça para fazer exames como endoscopia, por exemplo.

Mas, em estágios mais avançados, o câncer de estômago tem outros sintomas mais dolorosos e graves que merecem muita atenção. É o que vamos ver a seguir.

De acordo com o Jornal Mundial de Gás, os médicos já desconfiavam do câncer gástrico quando a pessoa apresenta dificuldade de engolir, perda de peso sem razão e endurecimento palpável na região do estômago. Outro sintoma bastante comum é náuseas e vômitos. O vômito é parecido com refluxo e provoca queimação na garganta por causa do ácido estomacal. A sensação de estômago inchado e constantemente é outro sintoma de câncer de estômago e é, na verdade, um sinal importante, principalmente quando se alimentam as minhas frequentes. É uma reclamação comum de pessoas com câncer gástrico. Azia, como sabemos, é marcada pela constante sensação de queimação no estômago. Como já mencionamos, a perda de apetite, geralmente acompanhada de perda súbita de peso, é outro sinal importante. O câncer não permite a absorção correta dos nutrientes e a pessoa acaba perdendo muito peso rápido.

A saciedade precoce é outro sintoma marcante. A pessoa se sente cheia mesmo depois de comer apenas uma pequena em algumas vezes, uma simples bolacha água e sal é suficiente para o almoço. Perceber fezes pretas ou sangue nas fezes é outro sinal muito importante. As fezes escuras significam que há um sangramento em alguma parte inicial do sistema digestório. Cansaço excessivo também pode indicar câncer estomacal, porque a falta de nutrientes devido à doença acaba deixando o corpo sem energia. Dor na boca do estômago diariamente é outro sintoma. Então, não considere normal sua dor só com medicamentos fracos. A dor no estômago após comer também é outro sinal, dependendo do avanço da doença é possível sentir dor até após ingerir líquidos como água e sucos.

De acordo com o Comitê Americano do Câncer, os estágios de um tumor gástrico segue um sistema chamado TNM. Isso significa tumor, linfonodos e metástase. O estágio T é acompanhado de um número de 0 a 4, que é usado para descrever o tamanho do tumor e o quanto ele invadiu a parede do estômago. As imagens reais podem ser conferidas no final do vídeo. O estágio N representa os linfonodos em volta do estômago e indica que a doença se espalhou para os gânglios linfáticos regionais. O estágio M, conhecido como metástase, indica que a doença se espalhou para outras partes do corpo, acometendo outros órgãos como fígado, pulmões e ossos. Para fazer um diagnóstico, o médico poderá solicitar uma endoscopia gastrointestinal alta com biópsia e um teste para presença da bactéria Helicobacter pylori. De acordo com um estudo publicado na revista Pesquisa sobre Câncer, essa bactéria é o maior fator de risco estabelecido para o câncer de estômago.

Se esse vídeo deixou alguma dúvida, não perca tempo e deixe um comentário. Os profissionais de nossa equipe adorariam saber o que você pensa. Até o próximo vídeo!

Fonte: CÂNCER DE ESTÔMAGO: Primeiros sintomas do CÂNCER GÁSTRICO por Diário de Biologia & História