Pular para o conteúdo

Sintomas físicos da ansiedade: dores no estômago, náuseas e vômitos


Olá pessoal!
No vídeo de hoje vou falar sobre dores no estômago, náuseas antes de vômito e vômito como sintomas físicos da ansiedade. É importante ressaltar que é preciso procurar um médico e fazer exames laboratoriais para verificar se há algum problema físico orgânico que dê essas dores no estômago. Caso os exames e o acompanhamento médico estejam OK, configura-se assim os sintomas físicos da ansiedade.
Quais são as características desses sintomas, por que acontecem e como você pode ser ajudado? Eu vou falar nesse vídeo.
As náuseas e os vômitos são sintomas da ansiedade e as dores de estômago também mostram características desse sintoma de ansiedade. Na região do estômago, você pode sentir como se tivesse borboletas no estômago, como se estivesse agitando o tempo todo, nervoso e agitado. Você também pode ter uma sensação de inchaço no estômago ou queimando, uma sensação de calor no estômago. Você pode ter ânsia de vômito ou a sensação de que vai vomitar, ou o impulso de vômito. Essas são as características de sintomas de dores estomacais e náusea em função da ansiedade.
Esses sintomas podem aparecer raramente, diariamente, semanalmente, mensalmente ou durante muito tempo, dependendo do grau de ansiedade em que você se encontra. Se estiver com ansiedade crônica, pode ser que isso dure anos e traga muito incômodo no estômago, como dores estomacais, náuseas e vômito. Esses sintomas podem vir também junto com outros sintomas, como taquicardia, dor no peito, falta de ar, enxaqueca, dor de cabeça, dores corporais, entre outros.
As causas desses desconfortos estomacais são muitas, por isso é importante fazer exames laboratoriais para você ter certeza de que são sintomas físicos da ansiedade e não relacionados a algum problema físico orgânico. Uma das causas desses sintomas na região do estômago é pela hiperestimulação do organismo, ou seja, você está imaginando que tem um perigo e seu organismo vai reagir de forma muito hiperestimulada, com metabolismo acelerado, hormônios em alta intensidade, o que gera uma transformação muito grande em seu corpo, atingindo a região do estômago.
Importante ter a noção de que esses sintomas não são graves e não são causados por um tumor, um câncer ou alguma doença mais grave. São sim sintomas físicos da ansiedade. Quanto mais calmo você conseguir ficar, menor essas sensações de dor no estômago, náusea e vômito. Para isso, é indicado fazer exercícios de relaxamento, como o relaxamento muscular e mental, além de meditações guiadas para ter mais foco e concentração.
Outras técnicas que você pode aplicar é a respiração lenta, gradual e diafragmática. É importante treinar essa inspiração antes desses ataques de ansiedade e praticar diariamente. Também é importante não beber líquidos nem comer nada quando você sentir essas dores de estômago e náuseas. O acompanhamento de um psicólogo ou de um médico é importante para o processo de relaxamento.
Por fim, paciência é o que vai ajudar nesse processo de relaxamento. É importante investir tempo e aplicar as técnicas de relaxamento e psicoterapia e gradativamente você pode melhorar.
Espero que essas dicas possam ajudar a aliviar as dores de estômago, as náuseas e vômito em função da ansiedade. Lembre-se sempre de procurar ajuda médica se necessário e também de praticar exercícios de relaxamento e meditação.
Se ainda não assinou o meu canal, dê um like, comente, compartilhe e clique no Sininho para receber as notificações. Estou sempre postando vídeos aqui, todos os dias às 20 horas. Até o próximo vídeo!
Fonte: DORES NO ESTÔMAGO, NÁUSEAS, VÔMITOS – SINTOMAS FÍSICOS DA ANSIEDADE por Paulo Antônio Almeida