Pular para o conteúdo

Sintomas e tratamento para candidíase no pênis

Olá, eu sou o médico urologista Lucas Felipe Gomes, da cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Neste vídeo, vamos tentar entender como suspeitar se aquela irritação conhecida como balanopostite, que acontece no seu pênis, pode ou não ser causada pelo fungo da candidíase.

Antes de continuar assistindo, inscreva-se no meu canal do YouTube, toque o sininho para ativar as notificações e compartilhe este vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos, a fim de que esta informação útil possa chegar ao maior número possível de pessoas.

Uma das principais queixas atendidas no consultório são aquelas doenças de pele que acontecem na região genital dos homens, e como a pele do pênis tende a ficar vermelha e irritada, muitas vezes com ardência para urinar e coceira quase que imediatamente, eles procuram um urologista para saber o que está acontecendo ali.

Como geralmente acontece, a maior parte das infecções e problemas de pele que ocorrem na região genital são causados por infecções fúngicas, e entre essas infecções fúngicas, a mais comum delas é a cândida, que causa o quadro da candidíase, que pode levar à coceira, vermelhidão, inchaço, dor e feridas na região.

Porém, muitas vezes a candidíase é colocada como causa de todos esses problemas de pele, mas nem sempre isso é verdadeiro. Na verdade, determinadas condições e determinados fatores de risco podem fazer suspeitar se aquele problema de pele no pênis é ou não causado por um quadro de candidíase.

Quais são os fatores de risco para um caso de candidíase na região genital masculina? Os principais fatores são condições que o paciente já possui, que podem indicar uma baixa imunidade e predisposição para a doença, como ser diabético, estar em tratamento de quimioterapia, ter um quadro avançado de HIV, entre outras doenças que deixam o paciente mais suscetível a infecções, já que mostram uma diminuição nas defesas do seu organismo. Além disso, outros fatores que podem indicar esta suspeita são a idade do paciente, pois a doença costuma ser mais comum entre homens acima dos 40 anos, e se ele já fez a cirurgia de fimose, pois pacientes que já passaram por esta cirurgia dificilmente são acometidos por este tipo de problema.

Então, como se estabelece este diagnóstico e como se pode saber se o problema é ou não causado por candidíase? Na maioria dos consultórios, o médico tira um raspado da pele avermelhada e coloca diretamente no microscópio para ver se há fungos característicos do quadro de candidíase. Se houver, o diagnóstico é confirmado. Se o consultório não dispuser de um microscópio, o médico pode optar pela cultura desse raspado, colocando em meio de crescimento apropriado e verificando durante três a quatro semanas se houve ou não crescimento de fungo da candidíase.

Porém, é importante lembrar que a maioria dos problemas de pele no pênis não é causada pela candidíase, mas sim por outras dermatoses, que podem ter como causa produtos que o paciente usa em seu dia-a-dia, como sabonetes, xampus, loções e até mesmo cremes para depilar a região genital. Então, é importante sempre realizar os exames para garantir o diagnóstico correto.

Agradeço por assistirem a este vídeo. Inscrevam-se no canal, curtam e compartilhem. Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões nos comentários. Um forte abraço e até a próxima!

Fonte: Como saber se tenho CANDIDÍASE NO PÊNIS? por Toque de Urologista