Pular para o conteúdo

Sintomas e tratamento de infecção urinária em crianças.

Infecção Urinária em Bebês

Alguns de nossos assinantes escreveram perguntando sobre infecção urinária e bebês.

É um tema importante porque é uma infecção relativamente comum, mas antes de mais nada, queria falar sobre uma coisa muito importante:

  • Bebês pequenos com febre devem sempre ser vistos pelo médico.
  • O bebê recém-nascido não tem direito de ter febre. Qualquer que seja a temperatura, é preciso verificar se não está quente demais por questão de excesso de roupas. Mas se ele tiver sem roupa em um ambiente fresco e estiver com 38, 17, 88, mesmo depois de ter tomado banho, para ver se não é alguma coisa relacionada ao calor, ele deve ser levado ao médico impreterivelmente.
  • O bebê no início da vida está protegido pelos anticorpos maternos e dificilmente faz febres, mas quando faz, deve ser sempre visto pelo médico.

A infecção urinária é relativamente comum em bebês e ela tem uma característica interessante: ela muitas vezes não dá nenhum sintoma, apenas a febre. Então, a primeira coisa que se faz, por exemplo, com o bebê recém-nascido com febre e se estava infeccionado, é fazer um exame de urina, além de outros que devem ser feitos nessa situação. Mas é um exame simples que qualquer criança pode fazer, não precisa ser primeiro da manhã, e só pode ser feito com bebês através do saco coletor que é colado na pele em volta da saída de xixi seja meninas e os meninos.

Isso você faz o exame rapidamente. A infecção urinária, quando ela é apenas na bexiga, não costuma provocar problemas mais sérios, mas se ela for ascendente ou em direção ao rim, aí pode ser muito sério, pode dar inclusive uma septicemia, uma infecção sistêmica, e deve ser tratada com vigor no hospital. Quanto aos sintomas menores, então, uma criança pequena não vai ter sintomas, não vai ter sua febre, muito vezes pode chorar como pai xixi, mas a gente não percebe isso. Uma criança maior, ela já vai ter sintomas de ao banheiro toda hora, de chorar quando faz xixi, de pedir várias vezes e dizer que não consegue fazer. São sintomas bastante típicos da infecção urinária. Nesse caso, é importantíssimo falar com o pediatra, levá-lo ao laboratório fazer o exame antes de começar a tomar qualquer tipo de remédio.

Entre bebês recém-nascidos, é comum tanto meninos quanto meninas terem infecção urinária, mas em crianças mais velhas, as meninas são mais suscetíveis pelo tipo de relação na genitália com a saída das fezes. Então, lembrar muito importante: lembrar sempre de limpar a menina de cima para baixo, em direção reta, nunca o contrário, especialmente quando tem fezes. Menino, mesma coisa, também deve ser evitado a limpeza ascendente. Mais da menina, e se é mais determinante de infecções.

Uma coisa super importante, especialmente no verão, mas também no inverno, também nos dias úmidos, é dar muita água para a criança, muito líquido, principalmente água, que é o melhor líquido que existe para prevenir ainda a infecção urinária. Crianças que bebem muita água vão ter um fluxo urinário melhor e vão ser menos sujeitos ao risco de infecção urinária.


Fonte
Infecção urinária em crianças: sintomas e tratamento por Criar e Crescer