Pular para o conteúdo

Sintomas de infarto: 6 sinais importantes de um ataque cardíaco silencioso


Seis sinais de um ataque cardíaco silencioso

Olá, tudo bem? Hoje eu separei para você seis sinais de um ataque cardíaco silencioso que você deve observar no seu dia a dia. Muitas pessoas, quando pensam em ataque cardíaco, no infarto, pensam logo naquela dor no peito muito grande, no braço dormente. Mas nem todo infarto é assim, nem todo ataque cardíaco é assim. Muitas pessoas acabam tendo outros sintomas, não reparam que isso pode estar relacionado ao coração e pode dar um problema mais sério para você. Eu vou te falar quais são esses sinais e sintomas para você prestar atenção. Fica aí até o final que você não vai querer perder a dica de nutrição, saúde, Boa Forma. Você vai amar o canal! Aproveita e se inscreve, lembra de ativar o Sininho para receber as notificações, eu tenho dinheiro todos os dias, você vai amar com certeza. Aproveita também, não por lá no Instagram. Me segue por lá, também tem outros vídeos, dicas, novidades, é o mesmo nome aqui do canal, Roubando Nutricionista Patricia Leite.

Os sinais do ataque cardíaco silencioso

Vamos falar mais então sobre esse ataque cardíaco silencioso, assim que se chama ele porque não dá aqueles sinais clássicos. Assim, me conta se você já sofreu algum ataque cardíaco, se você tem algum caso na família, se você se preocupa. Coloca para mim aqui embaixo nos comentários, dá curtida no vídeo porque isso me ajuda muito. Dá uma olhada na minha playlist de saúde do coração e das artérias, tem muita gente legal, de alimentação, estilo de vida para você.

Essa questão do ataque cardíaco silencioso pode acontecer principalmente em mulheres, é o mais comum dele acontecer. Mas pode acontecer devido a questões diferentes. Acho que vale a pena falar bem rapidinho disso. Dependendo de onde acontece a lesão no seu coração, é o nervo que está relacionado ali pode não estar muito próximo, muito ligado e você não tem a mesma sensibilidade à dor. Isso também pode acontecer quando você tem uma tolerância a dor muito alta. Tem pessoas que têm uma tolerância muito alta e nem percebem que aquela dor é uma dor mais forte. Isso pode estar relacionado também ao tipo de lesão. Tem lesões que são mais espalhadas no músculo cardíaco, não são tão próximas e acabam sendo mais fáceis para a pessoa administrar aquela dor. Então, como eu falei, não dá porque parece que o elefante pisou no seu peito, e por isso, como não é a dor muito aguda, muito forte, muito preocupante, a pessoa não vai para a urgência. E aí, quando descobre, tem gente que descobre que já teve ataque cardíaco só fazendo um eletrocardiograma, nem sabe que já infartou. A gente sabe que as pessoas que já infartaram têm que ter um acompanhamento do cardiologista, têm que ter uma alimentação equilibrada, têm que tomar mais medicações certas para evitar ter outro problema no futuro. Então, é muito importante perceber quais são esses sinais silenciosos. Para qualquer desses sinais que você sente, você ou seu médico lembra que este vídeo é meramente informativo e é só para te ajudar a perceber isso. Vá ao médico, busque ajuda que é importante para você.

Lista de Sintomas

  • Cansaço extremo;
  • Náusea e desconforto intestinal;
  • Dor na nuca, dor nas costas ou dor no pescoço;
  • Aumento da sudorese, mesmo sem calor;
  • Tontura;
  • Pressão arterial baixa que pode levar à desmaios.

Durante um ataque cardíaco a gente tem ativação do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo regula a nossa sudorese, a nossa capacidade de suar, transpirar. Então, normalmente, as pessoas que estão passando por um ataque cardíaco silencioso suam bastante, a pessoa nem está com calor, não tem febre e está suando muito. É um outro sinal para se prestar atenção durante o ataque cardíaco. O coração pode não conseguir bombear o sangue da forma como deveria, isso acontece. Então, por ter essa dificuldade de bombeamento de circulação do sangue, a pressão arterial pode baixar. Quando a pressão arterial baixa, a pessoa pode sentir tontura, pode até mesmo ter um desmaio. Essa tontura é muito importante de ser investigada. Se você teve alguns desses sintomas, ficou tudo bem, depois é importante que você vá ao médico para verificar, principalmente se você teve mais de um desses sintomas concomitantes, pois pode ser que você tenha tido um ataque cardíaco e nem sabe. Na dúvida se você está sentindo nesse momento, enfim, hoje você está vendo esse vídeo aqui, em outro momento você passa a sentir isso, se lembrar desse vídeo, vá o mais rápido possível que você possa ir para o hospital porque isso pode ser muito importante para sua saúde.

A prevenção de problemas cardíacos

Claro que existem pessoas que estão mais propensas a terem condições de saúde relacionadas ao infarto, ataque cardíaco. Pessoas que fumam, pessoas que têm o colesterol elevado, triglicerídeos elevados, pressão elevada, pessoas que já tiveram ataque cardíaco antes, pessoas que já tiveram algum outro tipo de problema cardiológico podem ter mais risco de desenvolver um infarto do que outras pessoas. Então, se você já tem fatores de risco associados, é muito importante que você preste ainda mais atenção nesses sintomas.

É muito importante também ressaltar que a nossa alimentação, nosso estilo de vida pode ajudar a proteger o nosso coração. Quando a gente tem uma alimentação equilibrada e consegue controlar o colesterol, controlar o açúcar do sangue, controlar a pressão, a tendência que a gente tem é ter menos risco de desenvolver problemas cardiovasculares. Então, manter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente, diminuir, gerenciar a ansiedade, o estresse, dormir bem, se manter bem hidratado também vão ajudar você a deixar o seu coração e suas artérias mais saudáveis.

Lembra que eu tenho aqui no canal também outro vídeo falando dos sintomas clássicos de infarto. Se você se interessa por esse assunto, é importante que você também assista esse vídeo. Vou deixar ele aqui embaixo na descrição para você. Esse vídeo, aliás, vai para minha playlist de sintomas de doenças, onde tem outros vídeos falando sobre sintomas de doenças para te ajudar no dia a dia. Dá uma olhada nela se você se interessa por esse assunto também. Me conta então se você já teve algum problema no seu coração, alguém da sua família, por que que você se interessa por esse assunto. Eu adoraria ler o seu comentário. Lembra da curtida no vídeo que você me ajuda e compartilha com quem precisa, com quem vai gostar. Não precisa ampliar essa corrente do bem que é isso que eu quero aqui com o canal.

Fonte: 6 SINAIS IGNORADOS de um ATAQUE CARDÍACO SILENCIOSO (Sintomas de INFARTO Importantes) por Nutricionista Patricia Leite