Pular para o conteúdo

Sintomas de amebíase e como identificar: Parasitologia com Victor Proença

A amebíase é uma doença causada por um protozoário chamado Entamoeba histolytica. O principal modo de infecção é por via fecal-oral, ou seja, através do consumo de água, alimentos ou outros objetos que foram contaminados por fezes que contêm cistos do protozoário. O mais preocupante é que a maioria das pessoas infectadas é assintomática, eliminando esses cistos nas fezes e contaminando o ambiente.

Porém, quando os sintomas aparecem, a forma mais comum de infecção é a colite amebiana aguda. Os principais sintomas incluem intensas dores abdominais, fezes que contêm muito muco e sangue (fezes muco-sanguinolentas), múltiplas evacuações com pequenos volumes, diarreia aquosa com sangue, perda de peso, anorexia, náuseas, vômito, mal-estar, cefaleia e febre. Normalmente esses sintomas duram cerca de 10 a 12 dias.

O Entamoeba histolytica pode invadir a mucosa do intestino, causando a formação de um processo inflamatório que leva à produção excessiva de muco no intestino, o que resulta em sintomas como cãibras abdominais e diarreia. Em casos mais graves, pode haver perfuração da parede intestinal, causando uma peritonite focal que pode ser fatal.

Algumas pessoas têm maior risco de desenvolver complicações graves da amebíase, incluindo pessoas imunossuprimidas, transplantadas, diabéticas, que fazem uso crônico de álcool ou que têm outras doenças autoimunes. Ainda é possível que a infecção por Entamoeba histolytica vá além do intestino e cause amebíase hepática (com sintomas como rigidez abdominal, diarreia e icterícia) ou amebíase cerebral (com sintomas como dores de cabeça, convulsões e coma).

Para diagnosticar a amebíase é necessário realizar o exame parasitológico de fezes. Uma vez diagnosticado, o tratamento é feito com medicamentos antiparasitários específicos. A chave para prevenir a amebíase é manter uma higiene adequada e evitar a contaminação fecal-oral através de água e alimentos contaminados.

Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sintomas, procure um médico imediatamente para realização de exames e tratamento adequado.

Fonte: Amebíase: quais são os sintomas? Como saber se tenho? | Parasitologia | Victor Proença – IBAP Cursos por IBAP Cursos