Pular para o conteúdo

Sintomas de abstinência de antidepressivos controlados

Sintomas de Abstinência de Antidepressivos

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Sejam bem-vindos ao nosso canal. Meu nome é Rodrigo e no vídeo de hoje eu vou falar sobre os sintomas de abstinência dos medicamentos controlados antidepressivos.

Um grande número de pessoas faz uso dos medicamentos controlados e dentre eles existem os antidepressivos. Nos últimos anos, os antidepressivos têm sido um grupo de drogas mais empregados no tratamento de distúrbios psiquiátricos, como depressão, ansiedade, o liminha, stress pós-traumático, obsessão e compulsão, dependência química, entre outros distúrbios.

Antes de começar, vou pedir para você deixar o seu like no vídeo, pois ajuda muito o nosso trabalho. Se você ainda não é inscrito e quer continuar recebendo os nossos conteúdos, se inscreva no canal e ative o sino para receber todas as notificações. Visite as nossas playlists, pois tem muito conteúdo para você lá.

Por que os medicamentos pertencentes ao grupo dos antidepressivos são:

  • Fluoxetina, também conhecido como Prozac
  • Paroxetina, também conhecido como Paxil
  • Sertralina, também conhecido como Zoloft
  • Entre outros medicamentos

Lembrando que as pessoas que fazem uso de antidepressivos devem estar informados de que o efeito benéfico do tratamento pode levar até seis semanas para se tornar aparente e o seu uso precisa ser continuada por um período de seis meses a um ano. No entanto, a síndrome da abstinência é um dos problemas mais frequentes associados ao uso desse tipo de medicamento.

A síndrome de abstinência é definida como um conjunto de sinais e sintomas que podem ser psicológicos e físicos que aparecem quando se interrompe o uso do medicamento. Esses sintomas podem aparecer num período de 24 a 72 horas após a interrupção do uso. Os sintomas podem ser:

  • Psiquiátricos, como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vividos
  • Neurológicos motores, como vertigem, sensação de cabeça vazia, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de sensibilidade da pele e tremores
  • Gastrointestinais, como náuseas, vômitos e alterações do hábito intestinal
  • Somáticos, como calafrios, fadiga, dores musculares e congestão nasal
  • Letargia, que é quando a pessoa apresenta seus sinais vitais baixos, com uma pulsação, a respiração e batimentos cardíacos quase imperceptíveis

Esses sintomas desagradáveis costumam durar de uma a três semanas, embora sejam discretos onde moderada intensidade na maioria dos casos. Às vezes, podem se tornar mais intensos e serem confundidos com outras enfermidades.

E quanto maior o tempo de uso dos antidepressivos, maior probabilidade de desenvolver estes sintomas. Nunca interrompa abruptamente o uso do medicamento por conta própria. Isso pode fazer com que os sintomas ocorram em maior intensidade e pode favorecer a recaídas. Neste caso, você deve ir ao seu médico psiquiatra para que, se necessário, ele possa criar uma estratégia de redução gradativa do medicamento.

Gostou do vídeo? Então deixe seu like, pois ajuda muito o nosso trabalho. Se ainda não é inscrito no nosso canal, se inscreva e ative o sino para receber todas as notificações. Visite as nossas playlists, pois tem muito conteúdo interessante para você lá. Até o próximo vídeo!

Fonte
SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA de medicamentos controlados – ANTIDEPRESSIVOS por SOS Sobriedade