Pular para o conteúdo

Sintomas, Causas e Tratamento da Colangite Aguda

Um dos pacientes mais graves que você pode encontrar no pronto socorro, com alta mortalidade, é o paciente com colangite aguda. Hoje, vamos falar aqui sobre esse assunto que não pode esperar para ser tratado, pois ele tem alta mortalidade.

Colangite aguda é quando o paciente tem uma infecção dentro das vias biliares. Porém, não se deve confundir com colecistite aguda, que é a inflamação aguda da vesícula. Já a colangite aguda ocorre quando o paciente tem uma infecção dentro das vias biliares. Mas vale lembrar que existe um fluxo laminar que vem do fígado, do ducto hepático direito e esquerdo, comum colédoco, que vai para o duodeno. Esse fluxo costuma evitar que bactérias se perpetuem ali dentro das vias biliares. Se alguma bactéria aderir, ela tende a treinar e já ir embora para o duodeno.

Então, o que deve estar associado na grande maioria das vezes é a presença de uma obstrução. Alguma coisa entupida, dificultando aquela drenagem, aquele fluxo das vias biliares para o duodeno. Isso vai fazer com que haja uma colestase, que é a estagnação da bile, a bile fica parada ali dentro das vias biliares. Normalmente, a colangite aguda está associada a obstrução.

Quando você tem uma infecção nas vias biliares, o paciente vai se apresentar com icterícia. Ele vai apresentar dor no ombro direito, febre com calafrios. Você deve pensar em colangite. O diagnóstico é clínico. Além disso, você pode ter uma situação mais grave ainda, que é a chamada colangite tóxica. Nesse caso, o paciente vai apresentar a penta de reino. O paciente vai ter um choque séptico, hipotensão e alteração do nível de consciência. É uma situação grave que tem alta mortalidade e o paciente tem que ser tratado imediatamente.

O que costuma causar a obstrução da via biliar? O mais comum é o cálculo na via biliar, é a coledocolitíase. Então, costuma estar associada a presença de cálculo biliar e colecistite aguda. Existem outras causas, como tumores. São quatro os tumores mais populares: tumor de cabeça de pâncreas, tumor do papila, tumor de colédoco e o tumor de duodeno.

E como você vai tratar esse paciente? O tratamento vai ser antibiótico mais desobstrução. É um paciente séptico, então deve-se iniciar com antibiótico de amplo espectro. Além disso, você pode fazer a drenagem percutânea ou a drenagem cirúrgica. Em alguns casos, como cálculo biliar, o tratamento endoscópico é válido.

Em resumo, a colangite aguda é uma condição grave que tem alta mortalidade e deve ser tratada imediatamente. O diagnóstico é clínico e está associado à obstrução das vias biliares. O tratamento é antibiótico e desobstrução, que pode ser feita por drenagem percutânea, cirúrgica ou endoscópica.

Fonte: COLANGITE AGUDA por Dr Fábio Colagrossi