Pular para o conteúdo

Síndrome Pós-Covid: possíveis sequelas deixadas pelo coronavírus.


Síndrome Pós-Covid-19: Compreendendo os sintomas e a importância do tratamento

A Covid-19 tem sido uma complicada batalha para aqueles que têm sido infectados pelo coronavírus. Muitos pacientes, mesmo após se recuperarem da doença, têm reportado uma série de sequelas, conhecidas como a Síndrome Pós-Covid-19. Esses sintomas podem incluir perda de memória, fadiga, problemas de respiração e até mesmo problemas nas articulações. Esses problemas são encontrados em muitos pacientes após a contaminação pelo vírus.
Os sintomas podem ser bastante variados, desde fraqueza crônica a distúrbios cognitivos e de memória, dor de cabeça e zumbidos. Além disso, existem os sintomas respiratórios. Todos esses sintomas podem acontecer até três meses após a infecção. As sequelas podem acometer até mesmo aqueles que não sofreram com os sintomas, conhecidos como os pacientes assintomáticos.
Os sintomas pós-Covid-19 podem durar meses em algumas pessoas, o que torna a recuperação ainda mais difícil. Conviver com esses danos pode ser tão difícil quanto os próprios sintomas causados pela Covid-19. A apresentadora do SC News, Bruna, por exemplo, tem buscado formas de driblar as sequelas. Ela ainda sente dores de cabeça e náuseas diariamente, meses após a recuperação oficial da doença.
Os médicos recomendam que aqueles que sofrem com as sequelas da Covid-19 busquem tratamento especializado para a redução dos sintomas. A busca por apoio e tratamento especializado é fundamental para a recuperação dos sintomas deixados pelo vírus. A neuropsicóloga Sara Carvalho indica a importância de um trabalho multidisciplinar, incluindo um psicólogo, neuropsicólogo e neurologista.
A busca por uma qualidade de vida balanceada é outra importante recomendação dos profissionais da saúde. A prática de atividade física, psicoterapia e uma alimentação saudável são atividades importantes para a recuperação do paciente. O tratamento pode ser personalizado de acordo com cada caso, de forma que o paciente possa obter eficácia na recuperação dos sintomas.
A Síndrome Pós-Covid-19 tem sido uma realidade difícil para muitos pacientes. No entanto, a busca por tratamento e a busca por uma vida balanceada são importantes passos para a recuperação desses pacientes. A Covid-19 tem sido uma pandemia bastante desafiadora, mas com a ajuda especializada, muitos pacientes têm conseguido superar as sequelas deixadas pelo vírus.
Fonte: Síndrome Pós-Covid: veja quais são as possíveis sequelas deixadas pelo novo coronavírus por SCC SBT