Pular para o conteúdo

Síndrome de microdeleção 4q21.22 e fenômeno de Raynaud


Olá pessoal, meu nome é Solange e hoje venho falar com vocês a respeito do fenômeno ou síndrome de Raynaud. Não sei se essa é a forma correta de falar, mas deixarei o link abaixo com a forma escrita correta. Se vocês tiverem alguma dúvida ou quiserem mais informações, é só procurar no Google.
Eu descobri esse fenômeno na minha filha, Laíza, há algum tempo atrás. Ela apresentava coloração diferente nas extremidades, como mãos, pés, nariz e pontas das orelhas. Procurei um cardiologista para fazer exames de coração, mas estava tudo bem. Foi quando a médica me disse que poderia ser a síndrome de Raynaud e eu fui buscar mais informações.
As características principais dessa síndrome são as mudanças de coloração nas extremidades, devido à falta de oxigenação quando se é exposto a temperaturas extremas, como o frio. Laíza geralmente apresentava essas alterações no frio extremo. São três fases: vermelha, esbranquiçada e roxa.
É importante tomar cuidado com essa síndrome, pois em casos mais graves pode ocorrer a amputação das extremidades, além do formigamento, falta de força nas mãos e dor. Os motivos para o aparecimento da síndrome podem ser a exposição a temperaturas extremas e estresse emocional.
Por isso, tomo muito cuidado com Laíza na época do frio e faço massagens para que a coloração volte ao normal. Não existem exames laboratoriais para essa síndrome, apenas testes em que a pessoa é exposta a temperaturas extremas.
É importante lembrar que a síndrome de Raynaud está relacionada com a deleção 4, por isso a informação é relevante. Se tiverem mais dúvidas, é só procurar no Google.
Obrigada por assistirem ao meu vídeo e não esqueçam de deixar o like. Até o próximo vídeo.
Fonte: Fenômeno de Raynaud/Sindrome da microdeleção 4q21.22 por Laisa scardilli