Pular para o conteúdo

Síndrome da Cauda Equina: Sintomas, Causas e Tratamentos

Síndrome da Cauda Equina

Olá pessoal! Este vídeo é sobre a Síndrome da Cauda Equina, um tema extremamente importante. Peço que assistam até o final, porque se vocês se identificarem com esse tipo de problema, precisam procurar auxílio médico o quanto antes.


O que é a Cauda Equina?

Para entender melhor a Cauda Equina, vamos falar sobre a relação entre a medula espinhal e os nervos que descem para a perna. A medula sai de cima, passa dentro da coluna vertebral e chega até o nível da primeira ou segunda vértebras lombares (L1 e L2). Depois disso, vários nervos que chamamos de raízes nervosas acabam se assemelhando com um rabo de cavalo, por isso que se chama Cauda Equina. Esses nervos serão responsáveis não só pela sensibilidade, mas também pela motricidade dos membros inferiores, da bexiga e da região do ânus.

Imagem da Cauda Equina


Quais são os sintomas da Síndrome da Cauda Equina?

É muito importante reconhecer esses sintomas o mais rápido possível para fazer o tratamento adequado. Os pacientes podem referir dores lombares e nos membros inferiores, fraqueza nas pernas, diminuição da sensibilidade da região dos genitais e das pernas, e incontinência urinária e fecal. Muitas vezes, os pacientes não conseguem mais segurar a urina e as fezes. Esses dois últimos sintomas são extremamente importantes para fazer o diagnóstico do problema.

  • Dores lombares e nos membros inferiores
  • Fraqueza nas pernas
  • Diminuição da sensibilidade da região dos genitais e das pernas
  • Incontinência urinária e fecal

Quais são as causas da Síndrome da Cauda Equina?

Existem várias causas para a Síndrome da Cauda Equina, sendo a mais comum uma hérnia de disco aguda. Uma hérnia de disco volumosa pode comprimir significativamente esses nervos que saem da medula, levando a todos esses sintomas. Outras causas também são importantes, como tumores, traumas, infecções, hematomas e complicações em cirurgias de coluna.


Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser preciso e rápido, porque o tratamento é urgente. Utilizamos as características clínicas do paciente, os sintomas e o exame físico. Obrigatoriamente, o paciente deve fazer uma ressonância nuclear magnética da coluna lombar.


Qual é o tratamento?

O tratamento do paciente com Síndrome da Cauda Equina é, na maioria das vezes, uma cirurgia de coluna. É preciso descomprimir esses nervos que estão muito apertados, causando todos esses sintomas. É muito importante que essa cirurgia seja feita de forma rápida, em até 48 horas do início dos sintomas, para aumentar as chances dos pacientes de recuperar a força das pernas e o controle da bexiga e das fezes.


Fonte: Síndrome da cauda equina por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor