Pular para o conteúdo

Sinais de Tuberculose na Tomografia Computadorizada de Tórax.


Você sabe identificar tuberculose pulmonar em uma tomografia? Não?! Então venha aprender conosco aqui assistindo junto com os amigos.
A tomografia do tórax de um paciente com tosse crônica, emagrecimento e sintomas constitucionais, como febre vespertina, nos mostra alguns achados que levantam a suspeita de tuberculose.
Ao avaliarmos essa tomografia, notamos vários nódulos espalhados por todo o pulmão, tanto na região central quanto ao redor das fissuras e subpleural. Esses nódulos possuem uma distribuição aleatória, também conhecida como “distribuição randômica”. Essa distribuição em conjunto com outros achados, fortalece a hipótese de tuberculose.
Pode-se notar também uma sopa de letras um pouco feia em volta desses nódulos. Mas se olharmos com atenção, conseguimos notar um círculo, um halo em volta desses nódulos. Esse halo é chamado de “halo invertido” e pode apresentar três padrões diferentes: liso, reticular ou multimodular. E nesse caso, o padrão é o multimodular, o que se mostra um sinal de doença granulomatosa. Mais um sinal a favor da tuberculose.
Outro achado importante são alguns nódulos que apresentam formato de árvore em brotamento. Esses nódulos aparentam estar se ramificando e é um sinal de disseminação da doença através das pequenas vias aéreas. Esse padrão de disseminação junto com o padrão de disseminação hematogênica (em matou-gênico) é comum em pacientes com HIV, por exemplo.
Para resumir, os sinais de tuberculose encontrados nessa tomografia são: nódulos centro-lobulares com distribuição randômica, halo invertido de base multimodular que traduz doença granulomatosa e o padrão de árvore em brotamento com ramificação, que indica uma disseminação através das pequenas vias aéreas.
Embora esses achados isolados não sejam específicos para tuberculose, a presença dos três juntos fortalece a hipótese de tuberculose. E visto que a tuberculose é muito prevalente em nosso meio, é importante sempre considerar essa hipótese.
Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre a tuberculose e como identificá-la em uma tomografia. Até a próxima!
Fonte: 3 SINAIS DE TB NA TC DE TÓRAX! por Você Radiologista com João Paulo Queiroz