Pular para o conteúdo

Sedação ou Anestesia Geral: Qual a Melhor Opção para Sua Cirurgia?


A princesinha: anestesia geral ou sedação?
Essa é uma dúvida muito frequente entre pacientes que precisam realizar procedimentos cirúrgicos. Será que é necessário fazer uma internação hospitalar e uma anestesia geral ou pode-se optar por uma sedação que pode ser realizada na clínica ou consultório? Nesse vídeo, vamos esclarecer essa questão.
Primeiro, vamos entender o que são cada um desses procedimentos. Todos nós vamos realizar alguma cirurgia em algum momento da vida e o paciente não pode sentir dor durante o procedimento. Então, qual é a forma de evitar a dor? A resposta é a anestesia. Existem dois tipos básicos de anestesia: a local e a geral.
Anestesia local é feita diretamente na área que será operada ou à distância dessa área. Nesse tipo de anestesia, fazemos um bloqueio de um nervo para que o paciente não sinta dor. Por exemplo, quando você precisa extrair um dente, é feita uma anestesia local no nervo que fica lá atrás e todos os dentes ficam anestesiados. Esse tipo de anestesia também pode ser feito diretamente na área que vai ser operada, como ao remover um sinal ou verruga, por exemplo.
Já a anestesia geral, realizamos uma perda de consciência total do paciente. Ele perde vários dos sentidos e fica dormindo, sem sentir dor. Nesse caso, não é necessário fazer uma anestesia local, pois a anestesia geral fará com que o paciente não sinta dor, ficando completamente apagado.
Agora, vamos falar sobre a sedação. Ela é uma opção intermediária entre a anestesia local e a geral. Nesse caso, o paciente não perde completamente a sua consciência, mas recebe uma ação que fará com que ele durma e não perceba o procedimento. É como se ele estivesse dormindo, respirando sozinho, mas não estivesse consciente do que acontece à sua volta. Esse tipo de procedimento não necessita de internação hospitalar.
Agora, vamos entender as diferenças entre esses procedimentos. Na anestesia geral, é necessária uma internação hospitalar e intubação do paciente para que ele possa respirar com a ajuda de um respirador artificial, pois ele perde completamente a capacidade de respirar por si só. Na sedação, por outro lado, o paciente não perde completamente a sua capacidade de respirar e não é necessária a intubação. Além disso, a sedação pode ter diversas profundidades, desde uma leve sonolência até uma perda de consciência mais profunda.
Quando vamos realizar procedimentos cirúrgicos, é necessário escolhermos entre a anestesia local, a sedação e a anestesia geral. Isso dependerá da complexidade do procedimento. Procedimentos mais simples podem ser realizados com sedação, enquanto cirurgias mais extensas e complexas são realizadas com anestesia geral. Além disso, procedimentos que envolvem a cavidade torácica ou abdominal, como cirurgias cardíacas e abdominais, também são feitos com anestesia geral.
Em resumo, a anestesia geral é realizada em hospitais, com a necessidade de internação e intubação, enquanto a sedação pode ser feita em clínicas ou consultórios, sem a necessidade de internação e intubação. A escolha do tipo de anestesia dependerá sempre da complexidade do procedimento.
Lembre-se sempre de que o médico anestesista é quem deve escolher o tipo de anestesia mais adequado e ficar junto ao paciente durante todo o procedimento, para garantir sua segurança e conforto.
Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário e siga meu canal para mais conteúdos informativos sobre saúde.
Fonte: SEDAÇÃO ou ANESTESIA GERAL qual melhor opção para tua cirurgia ? por Thales Cousen