Pular para o conteúdo

[Saúde] Fases do Calo Ósseo na Consolidação de Fraturas – Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta.


Olá, saudações a todos!
Hoje vou falar sobre a consolidação óssea nas fraturas. Muitas são as dúvidas dos novos pacientes na clínica, assim como todos que acompanham nosso trabalho nas redes sociais. Tempo de consolidação, formação de calo ósseo, como funciona no contexto geral. O tempo consiste no período de formação do que chamamos de calo duro na região do foco da fratura.
Esse calo duro faz parte de um processo biológico de reparação óssea, no qual ele vai cursar por quatro fases. Inicialmente temos uma fase inflamatória com a migração de todos os mediadores inflamatórios para região do foco da fratura. Depois, passamos por uma segunda fase que é a fase de formação do calo mole ou uma fase que chamamos de fibrosa. Em seguida, esse calo se torna um calo duro que já começa a ter um processo de ossificação local e, por fim, um processo final de remodelação óssea na região do foco da fratura.
Quanto aos tipos de consolidação, temos basicamente dois tipos: um tipo primário e um tipo secundário. No tipo primário, não há a formação de calo ósseo nessas fraturas, geralmente ocorrendo na região da metafisária. Nessa região, geralmente são fixadas placas e parafusos para que haja estabilidade absoluta do foco da fratura.
Já no tipo secundário, o paciente possui uma estabilidade relativa do foco da fratura, onde o ortopedista ao avaliar o paciente após a fratura escolhe um tratamento conservador, ou seja, um tratamento não cirúrgico. Nesses casos, os pacientes são fixados com gesso ou até uma órtese para estabilizar o foco da fratura. Uma estabilidade relativa desse foco da fratura ou seja, ele tem micromovimentos no foco da fratura, o que irá levar à formação do calo ósseo no local.
Quanto ao tempo de consolidação, o fato de ter utilizado um procedimento cirúrgico ou conservador irá determinar o tipo de fratura. Se é uma fratura simples, se é uma fratura com desvios ou se a região que foi comprometida é de forma que possa ser fixada com hastes intramedulares bloqueadas, a fratura pode levar de seis a oito semanas para consolidar.
O tempo não vai variar para mais ou para menos, mas é relativo em relação ao tipo de fratura e ao tratamento escolhido. Espero ter esclarecido um pouco melhor para vocês em relação à consolidação óssea das fraturas.
Deixo aqui um grande abraço a todos e para quem não é inscrito em nosso canal, inscreva-se e deixe seus comentários.
Até a próxima!
Fonte: Consolidação Óssea das Fraturas FASES do CALO ÓSSEO – Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta