Pular para o conteúdo

Saúde do Corpo e Alma

Reflexão sobre o Evangelho de hoje

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meus queridos irmãos e irmãs, o evangelho de hoje é um resumo da atividade de Jesus que cura os enfermos. Aqui o evangelista São Marcos pinta o quadro de forma bastante pitoresca, colocando os doentes em suas macas, querem tocar a orla do manto de Jesus e toda realidade salvadora e curadora que vem de Jesus.

O que nós podemos aprender desse evangelho é que Jesus, quando quer nos salvar, não quer somente salvar as almas. Por quê? Porque, na realidade, a gente diz: “Nós nos preocupamos com a salvação das almas”, por quê? Porque são as almas que pecam, são as almas que são responsáveis pela nossa salvação ou a nossa perdição, mas o ser humano não é um anjo e o nosso corpo também pode ser uma brecha, pode ser algo que nos fere interiormente e nos leva ao pecado. É por isso que Nosso Senhor instituiu também o sacramento da Unção dos Enfermos.

  • Muita gente acha que o sacramento da unção dos enfermos é um sacramento para a cura, não é bem isso.
  • O sacramento da unção dos enfermos pode também curar, ou seja, através desse sacramento podem acontecer curas semelhantes a essas curas que lemos no evangelho.
  • Pelo sacramento da unção dos enfermos, Jesus está tocando nessas pessoas, a sua sombra amorosa está passando e cobrindo, as pessoas estão podendo tocar na orla do seu manto. De fato, dele sai uma força curadora, uma força salvadora, mas, no sacramento, Jesus irá curar somente se aquela cura é necessária para a salvação daquela pessoa.

Deixa eu explicar: através da doença a pessoa fica vulnerável espiritualmente e o demônio vem tentá-la exatamente por aquela cruz, por aquele lugar, aquela brecha, é como uma ferida no nosso corpo onde ali tem um lugar de vulnerabilidade, onde as bactérias podem se instalar, então também uma doença física é um lugar onde as tentações podem fazer a pessoa cair. O que Jesus mais se preocupa realmente é com o nosso amor, que nós não nos revoltemos contra Deus que é amor, que nós não percamos a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade, esse é o centro da nossa vida. Quando nós dizemos que o principal é salvar as almas, estamos dizendo isso, que o principal é que nós permaneçamos no amor.

O foco é a alma

Aquilo que em nós ama de verdade, não é o corpo independente da alma, não, é sobretudo a alma, com o auxílio do corpo ou atrapalhada pelo corpo, mas é a alma quem ama, a alma quem se entrega. Jesus olha para os enfermos e vê que os enfermos estão num estado de perigo e por isso precisa lhes dar uma força que vem do alto. O sacramento da unção dos enfermos, portanto, em primeiríssimo lugar, quer dar aos enfermos uma força para que possam enfrentar esse momento de provação, se for a vontade de Deus, eles serão curados, mas, se o mais importante não for a cura, for simplesmente que eles recebam uma força para amar e amar sem medidas, é isso que Jesus irá dar.

Jesus, na verdade, está preocupado com o nosso amor, com a nossa capacidade de florescer, desabrochar e ser aquilo que verdadeiramente Deus quer de nós. Se para isso ele tiver que curar o corpo, ele irá curar o corpo, se para isso ele tiver que dar forças para suportar uma doença, ele irá dar força para suportarmos uma doença. Mas, sobretudo, e essa é uma coisa importante no sacramento da unção dos enfermos, ele quer nos livrar do pecado que é o que pode realmente causar a morte, pior do que a morte física, a morte eterna.

Deus abençoe você. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Fonte
Homilia Diária | Saúde de corpo e de alma (Segunda-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum) por Padre Paulo Ricardo