Pular para o conteúdo

Sangramento pós-parto: quando é necessário se preocupar?

Sangramento após o parto: como observar e prevenir

Olá, aqui é o doutor João e hoje eu quero conversar com você sobre algo muito importante: o sangramento que pode continuar a ocorrer após o parto, um sangramento não normal, diferente do que pode acontecer depois do parto.

Quando você ganha o bebê, o trabalho de parto tem quatro períodos: dilatação do colo, expulsão do bebê, detecção (quando sai a placenta) e o período de green (também conhecido como o período em que os vasos sanguíneos onde estava colada a placenta vão se contrair).

Esse período é em geral uma hora ou duas horas logo após o parto e é comum que você deve observar se você não estiver sob efeito de anestesia geral. Coloque a mão na sua barriga e veja se tem uma bolinha endurecida, que é o útero. Muitos hospitais têm enfermeiras que vão observar se o útero está contraído porque a principal fator de estancamento do sangramento após o parto é a contração do útero.

Preste atenção: geralmente fica uma bolinha na barriga que o útero contraído e durinha, a chamada de “the globe”. Segurança ali, você sente. Alguns hospitais até põem pesinho ali em cima para contrair o outro e evitar que o útero relaxe.

Então, quando você ganhar o bebê, observe isso. Se você for para um quarto, quando você for para o quarto, para o seu apartamento, sempre verifique se o seu útero está contraído. Você pode sentir aquela bolinha endurecida. Se começar a ter um sangramento maior do que o normal, com coágulos, chame logo alguém para verificar, porque o útero pode ter relaxado. Não espere passar mal. Se estiver sozinha, chame logo a enfermeira ou um médico para avaliar se o sangramento é normal.

Preste atenção porque se o útero relaxar por algum motivo, o sangramento que pode acontecer daqueles vasos onde estavam a placenta é um segmento muito forte, intenso e abundante e pode causar consequências graves para você. Fique aqui então, minha dica. Muito obrigado e até o próximo vídeo.

  • Verifique se o útero está contraído
  • Preste atenção a uma bolinha endurecida na barriga
  • Chame ajuda se o sangramento for maior do que o normal

Fonte
Sangramento logo depois do parto. Quando se preocupar. por Doce Gravidez