Pular para o conteúdo

Sangramento anal: causas, sintomas e tratamentos.


Olá, meus amigos! Tudo bem com vocês? Hoje nós vamos ver a seguinte pergunta: sangramento anal, será que eu estou com câncer? Vamos dar uma olhada.
Olá, eu sou o Dr. Marcelo Werneck. Se é a primeira vez aqui no canal, lembre-se de se inscrever e de curtir o vídeo, tá? Vamos lá, sangramento anal. Quem acompanha o canal sabe que eu já falei muitas vezes sobre os tipos de sangramento, mas vamos ver aqui sangramento anal. Será que a pessoa está com câncer? Vem o câncer de intestino. Na maioria das vezes, ele não causa sintoma nenhum. Isso é bom, a gente deixa bem claro. Até setenta por cento das pessoas com câncer de intestino não tem sintoma nenhum.
Mas um dos sintomas de câncer, quando ele causa sintomas, seria o sangramento. Só que existem algumas dicas que vão mostrar para a gente se esse sangramento é sugestivo ou não de câncer. Então vamos lá. Quais são os sangramentos que são sugestivos de câncer? O sangramento do câncer pode ser um sangramento que a gente não percebe. Então, quando faz aquele exame de sangue oculto nas fezes, ele pode vir positivo. E também a presença de anemia. O sangramento pequeno, que pode acontecer no câncer, pode, com o tempo, estar causando uma deficiência de hemoglobina e a pessoa vai ficar com anemia. Então, esse também seria um tipo de sangramento que a gente se preocupa.
Agora, dos sangramentos visíveis, quais que a gente vai pensar em câncer primeiro? Uma coisa que é importante deixar claro: se aqui são dicas, são orientações que vão sugerir para a gente a localização desse sangramento, mas não são coisas que a gente deve levar ao pé da letra. Então, não tente fazer o seu diagnóstico. O sangramento de câncer, muitas vezes, vai ser aquele sangramento que vem misturado nas fezes. Não é aquele sangramento que tem na superfície das fezes. Além disso, o sangue pode ser mais escuro. Especialmente quando ele for mais alto no intestino.
E da mesma forma que os sangramentos mais comuns de hemorroida, o sangramento vermelho vivo é aquele sangramento que sai na superfície das fezes. Mas é importante a gente entender isso que eu falei na forma que é uma sugestão. Porque imagina a seguinte situação: um câncer que se manifesta no reto baixo, próximo da região das hemorroidas, ele pode ter um sangramento vermelho vivo e na superfície das fezes. Por isso, que sangramento anal nunca é normal e sempre deve ser avaliado. A gente nunca deve ficar pensando: é hemorroida, me deixa para lá. Não é assim. Gente tem que avaliar outra característica do sangramento que vendê câncer muitas vezes e a presença também de um muco. Essa secreção pode ser produzida por alguns tipos de câncer e ter misturado no sangue. Então, vai ser um sangramento mais sugestivo de câncer.
Então, vemos que o sangramento de câncer pode ser um sangramento que se manifesta e a gente vai ver, pode ser um sangramento que a gente só vai detectar através de exames. Agora, é muito importante a gente entender aquilo que eu falei: muitos cânceres não causam sintomas, por isso, esteja certo de procurar atendimento mesmo que não esteja sentindo nada. Isso é aos 50 anos se não tem história familiar. E se você tem história familiar de câncer, tem que procurar dez anos antes da idade que essa pessoa teve câncer ou aos 40 anos, o que vier primeiro. Deve ter ficado claro.
Se é a primeira vez no canal, lembre-se de se inscrever e até a próxima.
Fonte: Sangramento anal, será que é câncer? por Dr. Marcelo Werneck