Pular para o conteúdo

Salbutamol: o que é, como usar e quais os riscos?

Salbutamol: o que é, como usar e quais os riscos?

O salbutamol, também conhecido pelo nome de Aerolin, é um dos medicamentos mais utilizados no Brasil para o controle de casos de falta de ar produzidos por asma ou bronquite. Geralmente, é utilizado na forma de uma bombinha (spray), mas também pode ser encontrado em comprimidos ou xarope.

A vantagem de se usar o remédio na forma inalatória é que, dessa forma, é possível obter os melhores resultados com doses menores do medicamento, o que reduz bastante as reações colaterais.

Agora, eu vou te dar quatro informações muito importantes sobre o uso do salbutamol e recomendo que você assista este vídeo até o final, pois são informações muito interessantes que vão te ajudar ou vão permitir que você ajude alguém que você conheça.

A primeira grande pergunta que as pessoas fazem é: essas bombinhas não fazem mal ao coração? E essa pergunta ocorre justamente porque, quando se usa esse tipo de medicamento, algumas pessoas apresentam uma aceleração no coração. Então, a resposta é: não, ela não faz mal para o coração. E se você usar nas doses que o seu médico recomendou, nos horários que o seu médico recomendou, dificilmente você terá esse tipo de reação. E, na maioria dos casos, esse tipo de reação também não representa risco à saúde da pessoa que está tratando com o salbutamol.

A segunda pergunta muito comum é: essas bombinhas não viciam? E a resposta é: não, elas não viciam. O conceito de vício ou dependência química só surge quando temos uma substância que penetra o sistema nervoso central e, com o tempo de uso, o organismo desenvolve uma dependência que não consegue ficar sem aquela substância. E isso não é o caso do salbutamol.

Aí a gente cai na terceira grande pergunta que todos os dias a gente escuta: mas, se ela não vicia, porque eu conheço algumas pessoas que começaram a usar essa bombinha e não param de usar o tempo todo, todo lugar que ela vai ela tem que levar e tá toda hora usando aquilo ali? E aí a resposta é: se alguém está usando este remédio desta forma, é porque este remédio não está sendo adequado para essa pessoa. Ela vai precisar fazer uma consulta com um médico pneumologista que vai avaliar e fazer os ajustes necessários, o que pode incluir a troca do medicamento ou o acrescentar de algum produto de tratamento da asma ao salbutamol.

A quarta grande dica é que o salbutamol faz parte do sistema de farmácias populares. Então, se você está com a receita médica atualizada e seus documentos em mãos, você pode ir a qualquer farmácia que tem aquela plaquinha escrito “aqui tem Farmácia Popular” e você poderá pegar um salbutamol sem precisar pagar. Basta fazer um cadastro e você leva o remédio para casa de forma gratuita.

Então, agora aproveita e deixa o seu comentário lá no final do vídeo. E se você não está inscrito, não deixe de se inscrever e ativar o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo. Muito obrigado! Até breve!

Fonte
Salbutamol (aerolin): saiba as principais dúvidas das bombinhas de asma por Respire Ar – Dr Rodolfo Fred Behrsin