Pular para o conteúdo

Saiba se enxaqueca com aura é perigosa com o Dr. Paulo Faro, neurologista.

Se você já devem ter ouvido falar que nós temos dois tipos de enxaqueca: enxaqueca sem aura e enxaqueca com aura. Enxaqueca sem aura afeta setenta a oitenta por cento das pessoas, enquanto enxaqueca com aura afeta vinte a trinta por cento. Então é menos comum, né? E provavelmente vocês também já ouviram falar que quem tem enxaqueca com aura tem um risco de desenvolver algumas complicações, mas quais complicações são essas? Qual é o risco? É isolado da crise de outros fatores? Nesse vídeo, eu vou te mostrar quais são os riscos e quais fatores que estão relacionados a essas complicações que podem ser oriundas da enxaqueca com aura. Vamos lá!

Sejam muito bem-vindos! Eu sou Paulo Faro, neurologista especialista em dores de cabeça e você está aqui na minha casa, no meu canal, onde você vai aprender bastante sobre dores de cabeça e sobre enxaqueca, que é o tema desse vídeo. Agora, antes de seguir, eu quero te pedir que, se ainda não me segue, vá lá e comece a receber avisos para assistir os meus vídeos semanalmente. Com certeza, você vai aprender bastante.

Nós sabemos que enxaqueca com aura não é algo raro, como eu falei: vinte a trinta por cento das pessoas vão ter enxaqueca com aura e o principal tipo de aura é a aura visual. Agora, eu já tenho dois vídeos que eu gravei com vocês mostrando que não é qualquer alteração visual que nós consideramos aura. Existem critérios muito bem definidos através dos quais nós dizemos que essa alteração visual é aura. A enxaqueca com aura também pode ser sensorial, de fala ou linguagem, e outras. As horas mais raras. Então, vá lá, assista aos outros vídeos para você entender melhor.

Mas continuando, enxaqueca com aura. E você já deve ter ouvido falar: poxa, os riscos aí. Eu, paciente, quando vem aqui no consultório, eu falo: “tá, todo mundo ó, você tem enxaqueca com aura, você tem que entender que você tem um risco aumentado de desenvolver complicações vasculares no decorrer da sua vida e esse risco é permanente porque é genético. A doença enxaqueca com aura é de origem genética, não depende de qualquer coisa, é determinado geneticamente”.

Porém, além de saber isso, ele tem que saber que vai ter que tomar cuidado tanto na sua vida para não agregar outros fatores de risco. Eu dou alguns exemplos aqui para vocês: por exemplo, mulheres, que é mais comum. A mulher tem enxaqueca e também enxaqueca com aura, que é bem comum, ela faz (as mulheres) sofrem mais, de maneira geral. E as mulheres possuem no auge né? É muito prescrito anticoncepcional hormonal oral com comprimidos que têm progesterona e estrogênio e essa mulher não vai poder usar estrógeno em comprimido nos anticoncepcionais hormonais orais.

Então é completamente contraindicado de maneira que o meu paciente vem aqui, a moça tem aqui o diagnóstico com enxaqueca com aura, ela tá usando anticoncepcional hormonal oral. Como é que é, estrógeno? Eu já falo: “pare hoje porque você está sob risco de desenvolver complicações”. Então não pode. Não pode utilizar. Pode usar só a progesterona. Esse é um fator de risco.

É uma alimentação que sempre nós devemos dar uma atenção, por exemplo, cigarro. É um hábito do tabagismo ou droga ilícita como cocaína aumenta a chance também de desenvolver complicações como infarto e AVC, AVC isquêmico, AVC hemorrágico. Todas essas complicações relacionadas a enxaqueca com aura, diga-se de passagem, que enxaqueca com aura é uma das causas de AVC em jovem de derrame. E aí, deixa fica com a hora para provocar.

Então se existe já, pessoal, risco genético determinado pela doença enxaqueca com aura, você não poderá agregar outro risco comportamental, né? De uso externo, como esses hábitos de usar cigarro, cocaína, anticoncepcional hormonal. Então não podem. Tem que exercitar, e a boa notícia é que se a enxaqueca estiver controlada e você não participar desses outros grupos de risco, essa chance de desenvolver essa complicação é muito baixa, quase igual à população geral. Por outro lado, se você tiver descontrolada e ainda fizer parte desses grupos de risco, pessoal, a notícia não é bacana. Então, cuidado! Pega essas informações. Se você gostou, deixa sua curtida, deixa seu comentário aqui que eu vou responder. E se prepare para o próximo vídeo, tá bom? Aquele abraço!

Fonte: Enxaqueca com aura é perigosa? – Dr. Paulo Faro Neurologista por Dr. Paulo Faro – Neurologista