Pular para o conteúdo

Saiba o que é hipertensão arterial e seus riscos para a saúde.

Pressão Alta: O que é e como tratar

Muitas pessoas desconhecem o que é a pressão arterial elevada e os riscos associados a ela. A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Infelizmente, a maioria das pessoas que sofrem de hipertensão não apresentam sintomas, o que torna a doença conhecida como “assassina silenciosa”.

A pressão arterial se refere à pressão exercida pelo sangue nas artérias, que são os vasos sanguíneos que levam sangue do coração para o resto do corpo. Ela é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é expressa usando dois números, por exemplo: 120 para 80, que representam a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica.

  • Pressão arterial sistólica: quando o coração contrai e bombeia o sangue para o resto do corpo
  • Pressão arterial diastólica: quando o coração relaxa e permite a entrada do sangue de volta pelas veias

A hipertensão arterial é dividida em primária e secundária. A hipertensão secundária é causada por uma condição médica pré-existente, enquanto a hipertensão primária, que é a mais comum, tem causa desconhecida.

Diagnóstico e Tratamento

A hipertensão arterial é muitas vezes diagnosticada em uma consulta de rotina, quando o médico verifica a pressão. É considerado que o indivíduo tem pressão alta se apresentar três medidas alteradas com intervalo de pelo menos uma semana entre elas. A partir de agora, só é considerada pressão normal se estiver abaixo de 120/80 mmHg.

O tratamento da hipertensão arterial é feito com anti-hipertensivos, que são medicamentos específicos para reduzir a pressão. No entanto, existem cinco medidas não farmacológicas que podem ser adotadas para ajudar a controlar a pressão:

  • Reduzir a quantidade de sal na dieta
  • Emagrecer, se você tiver acima do peso
  • Evitar beber muito álcool
  • Parar de fumar
  • Fazer exercício físico

É importante lembrar que não é só porque a sua pressão baixou com a terapêutica prescrita que você pode deixar de tomar os remédios. Deixe o ajuste desses medicamentos para o seu médico fazer.

Quem está sob maior risco

Pessoas obesas, de raça negra, mais velhas, que tenham história familiar de hipertensão, que sejam sedentárias, que tenham uma dieta rica em sal, que consumam álcool em quantidades excessivas ou que tenham outras condições clínicas, como diabetes e colesterol elevado, estão sob maior risco de desenvolver hipertensão.

Se você quiser saber mais sobre hipertensão arterial, acesse os links do MD.Saúde que estão aqui na descrição desse vídeo.

Até a próxima!

Fonte: O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL? por MD.Saúde