Pular para o conteúdo

Ruptura do Tendão de Aquiles: Minha Experiência.


E aí rapaziada!
Este vídeo que eu estou fazendo hoje é sobre uma lesão no tendão de Aquiles que eu sofri no ano passado. Tudo começou quando eu comprei um hoverboard em setembro do ano passado. Fui daqui até o centro da minha cidade numa boa, sentei no banco por uns minutinhos e quando levantei, levei uma pancada no tornozelo. Achei que tinha sido atropelado, mas não havia carro nenhum. Quando tentei colocar o pé no chão, não tive sustentação e senti uma dor muito forte.
Liguei para minha mãe que me levou para o hospital e descobri que tinha lesionado o tendão inteiro e que teria que ser feita uma cirurgia. Eu sei que tem gente que não faz cirurgia e opta por outro tratamento, dependendo da lesão. No meu caso, a cirurgia era necessária.
Quatro dias depois da lesão, fiz a cirurgia e fiquei 15 dias com gesso. Depois de tirar o gesso, usei uma bota ortopédica por mais 30 dias. E, após esses 30 dias, comecei a fazer fisioterapia.
A primeira semana depois da cirurgia é bastante dolorida. Você não tem posição para dormir, dói o pescoço, dói a lombar. Tem que tomar um monte de remédio e precisa de ajuda para tudo, desde comer até tomar banho e escovar os dentes. Tudo é afetado pela lesão.
Fiquei um pouco desesperado enquanto lia comentários de outras pessoas que tinham tido a mesma lesão que eu. Eles estavam passando por uma recuperação difícil e demorado, o que me deixou negativo em relação a minha própria recuperação.
Mas, mesmo assim, aceitei a situação e continuei seguindo em frente com a fisioterapia. Depois de 30 dias da cirurgia, comecei a fazer alongamentos e exercícios em casa para ir recuperando aos poucos.
Com dois meses de tratamento, comecei a andar normalmente e com quatro meses, já conseguia correr e fazer atividades físicas novamente. Nesse período, aprendi que é importante cuidar da alimentação, beber bastante água e descansar o tornozelo.
Além disso, é importante não exagerar na alimentação, mesmo se estiver em casa o dia inteiro, pois isso pode prejudicar a recuperação. Um déficit calórico pode ajudar a perder peso e acelerar a recuperação.
Hoje, um ano e dois meses após a cirurgia, a funcionalidade do meu pé voltou ao normal. Corro, malho, jogo bola e faço o que quiser sem sentir dor. Claro que há uma marca grande na região do tendão e ela sempre será um pouco mais grossinha que o outro pé, mas isso não afeta a minha vida.
O importante é ter a cabeça erguida e saber que, com o tempo, a recuperação virá. Às vezes, é necessário focar em outras atividades e cuidar da alimentação para ajudar na recuperação. E nunca se esqueça de não exagerar na alimentação.
É isso, galera! Espero que este vídeo ajude quem passou por uma lesão parecida. Se cuidem e tamo junto!
Fonte: Ruptura do tendão de Aquiles – um pouco do que passei por Iury Sathler