Pular para o conteúdo

Riscos da ingestão de chá de Quebra-Pedra durante a gravidez

Chá de Quebra-Pedra durante a gravidez: é seguro?

Olá pessoal, eu sou o Doutor Roberto Galvão, do canal nefrologista, mais uma vez aqui para tirar uma dúvida no nosso canal. Hoje eu vou falar novamente com você, gestante, que sempre me pergunta.

  • Antes da pergunta, você precisa se inscrever aqui no nosso canal.
  • Ativar o Sininho das notificações.
  • Já deixa acrítica que avisa a sua galera aí que existe esse canal.
  • Vamos propagar o canal nefrologista, um canal que está crescendo bastante, ajudando muita gente a tirar dúvidas e informações sobre saúde renal e prevenção.

E nós vamos falar agora qual é a pergunta: a questão do chá de quebra-pedra durante a gravidez. Não é um assunto bem delicado, bem complexo, porque o quebra-pedra é um produto natural, é um tipo de ervilha chamada Phyllanthus niruri, que tem várias casas aí Brasil afora, vende em casas de produtos naturais, o pessoal faz chão e. E isso tem sim evidência científica de que o chá de quebra-pedra diminui a formação dos cálculos renais por mecanismos que nós já contamos aqui no canal. Se você quiser saber mais sobre os efeitos do chá de quebra-pedra, tem esse vídeo aqui no canal. Mas durante a gestação, tudo é delicado, né? Porque não é tudo tipo de remédio que a gestante pode tomar, remédio para dor, remédio para cólica, remédio para enjoo, todos os medicamentos podem ter ali efeitos tanto na mãe como no feto, e não deixaria de ser diferente e o chá de quebra-pedra, apesar de ser um produto natural que as pessoas às vezes imaginam que seja inofensivo, porém a questão é mais séria.

Uma informação que é tão interessante que eu gostaria de comentar é que, embora a gestante ela possa ter um aumento na fabricação das Pedras por conta de aumento da excreção urinária do cálcio, o rim da mulher grávida, as vias urinárias ficam muito mais dilatadas, então eu fiz uma pedrinha sair naturalmente é de 75 a 85 por cento, e raramente a gente observa casos de cólica nefrética pela cólica renal em uma mulher grávida. Então essa mundo deveria ser a principal preocupação de uma mulher durante a gestação, salvo se ela tem um histórico muito intenso a informação de pedras múltiplos procedimentos, enfim, se é um caso de alto risco, aí sim ela deve ter um acompanhamento muito de perto com o seu médico nefrologista. Agora, no campo preventivo, as medidas para se evitar cálculos renais, elas já deveriam ter sido instituídas muito antes da gestação. Então, se você tem cálculos renais de reflexão e pretende engravidar, recomendaria que bem antes de engravidar, você já consultasse esse médico nefrologista para fazer uma série de exames preventivos para saber que tipo de perfil metabólico ao seu look o tratamento deve ser feito. A gente tem um vídeo aqui comentando sobre esses exames.

Agora, em relação ao quebra-pedra, realmente é uma substância que não tem segurança para ser consumida durante a gestação. Estudos com ratos, ou melhor, ratas prenhas, mostraram que, ao consumirem o chá de quebra-pedra, tiveram alterações nos seus próprios fins e isso levou também a alterações dos fetos deles, tiveram macrossomia em alguns estudos, que o aumento do tamanho. Também apresentaram uma ossificação precoce das cartilagens fetais. Em humanos, eu fiz uma exaustiva pesquisa na literatura em sites de busca, realmente há muito poucos estudos a respeito do assunto, mas o que eu consegui pesquisar de vários autores assim que colocam suas experiências é que o chá de quebra-pedra realmente não é uma substância segura para o ser humano em período gestacional, aumentando o risco tanto de abortamento precoce como o risco de malformações fetais.

Mensagem final do nosso vídeo é essa: se você é gestante, não faça uso do chá de quebra-pedra, está contraindicado pelos riscos que nós apresentamos aqui no vídeo. Se você está pretendendo engravidar e tem um histórico de cálculos renais, recomendo que você procure seu nefrologista já para um acompanhamento, uma investigação preventiva e para estabelecer a melhor estratégia durante a gestação para você não sofrer com as pedras. Tá bom? Se você gostou desse vídeo, deixe aqui o seu like, compartilhe com seus amigos, amigas, gestantes em redes sociais, grupos do WhatsApp. Eu volto em breve com novo vídeo. Grande abraço para vocês aí.

Fonte
Chá de QUEBRA-PEDRA traz RISCOS à GRAVIDEZ. Entenda !!! por Nefrologista