Pular para o conteúdo

Retinografia e Retinopatia Diabética: Entenda as Alterações na Imagem Binocular Colorida.


Olá pessoal, tudo bem? Continuando a série de bastidores da oftalmologia, agora eu vou falar sobre um exame que supera o mapeamento de retina. Este exame é chamado de retinografia e é melhor que o mapeamento de retina, pois tudo o que o mapeamento de retina faz é dilatar sua pupila e olhar no fundo do olho, descrevendo as alterações presentes no fundo do olho direito e do esquerdo. Esse exame foi muito utilizado nas décadas de 80 e 90, até os anos 2000, mas depois surgiram outros aparelhos muito mais modernos, como a retinografia.
Qual a diferença? A retinografia vai fazer a mesma coisa que o mapeamento de retina fez, ou seja, o médico dilata a pupila, olha o fundo do olho e descreve no computador todas as alterações encontradas. Porém, a retinografia vai além, pois nesse exame é possível ter uma foto real do fundo do olho. Como exemplo, se há lesões de toxoplasmose no fundo do olho, a retinografia vai deixar uma via guardada para o paciente e outra no sistema do médico. Todo ano será possível ver como está o fundo do olho do paciente, tornando esse exame extremamente importante.
Todos os pacientes acima de 40 anos precisam fazer esse exame para acompanhar o fundo do olho, principalmente aqueles que possuem diabetes, hipertensão e outros problemas reumatológicos, que devem fazer o exame a cada seis meses.
Muitas vezes, quando atendemos um paciente e ele fala que fez um exame muito moderno de mapeamento de retina, nós explicamos que hoje em dia ele já não é mais tão moderno. Existe uma série de outros exames disponíveis, como a retinografia, a tomografia do olho e a outra sonografia.
O mapeamento de retina, por ser apenas uma descrição realizada pelo médico, mesmo no computador, não é tão preciso como a retinografia. O médico pode não lembrar exatamente do paciente um ano depois, como estava a lesão, o tamanho, a cor, se estava ativa ou se tinha caráter cicatricial. Com a retinografia, a foto fica gravada no computador e o paciente terá acesso a ela, caso precise fazer uma ação em juízo ou outro benefício.
Por isso, é muito importante que a população solicite a retinografia ao invés do mapeamento de retina, principalmente se tiver mais de 40 anos. É um esclarecimento educativo que achei muito importante fazer, pois acredito que a população ainda não está totalmente informada.
Antigamente, a retinografia era mais difícil de ser encontrada, mas agora existem clínicas avançadas que possuem uma capacidade maior de realizar o exame. Se necessário, procure seu oftalmologista que ele vai te indicar as clínicas adequadas.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Um grande abraço a todos.
Fonte: Retinografia. Retinopatia diabética. Retinografia alterada. Retinografia binocular colorida por Dr. Nikolas Coelho