Pular para o conteúdo

Resumo sobre Streptococcus e Enterococcus na Microbiologia.


Olá, como resume hoje aqui? Streptococcus, entre as ruas Neckel, é um segundo grupo que envolve a galáxia e a pneumoniae, Enterococos. Vamos ao resumo. Bom, vamos começar fazendo uma tabelinha com as semelhanças e diferenças entre as duas principais espécies que vamos resumir hoje. Do Streptococcus, ambas as espécies, tanto a Galáxia quanto a Pneumoniae, são Gram-positivo porque elas fazem parte do mesmo gênero que a Streptalks. Só que a diferença fundamental aqui é que a Galáxia é beta-hemolítico e a Pneumoniae é alfa-hemolítico. Isso é importante.
Outra diferença está relacionada ao local que elas colonizam. A Galáxia tem preferência pelo trato gastrointestinal, trato genital e urinário ou pode colonizar transitoriamente a vagina de mulheres também. Enquanto a Pneumoniae coloniza o faringe, como o próprio nome sugere, ela pode causar um quadro bem característico de pneumonia aguda. Diferentemente, a Galáxia vai acometer principalmente neonatos e gestantes, podendo causar, por exemplo, meningite, sepse, uma pneumonia ou, no caso da gestante, pode causar septicemia puerperal.
O grupo de risco no caso da Pneumoniae são os indivíduos imunocomprometidos. Quanto à transmissão, para adquirir infecções causadas por esses tipos de Streptococcus, no caso da Streptococcus Galáxia, você vai ter uma transmissão pelo local em que habitam. Por exemplo, se a bactéria coloniza o trato gastrointestinal, trato genital e urinário, a transmissão pode ocorrer por via fecal-oral. No caso do parto, o bebê passa lá e ocasiona uma lesão no canal do parto, exatamente no local em que tem colonizado essas bactérias. E aí vem o caso da septicemia puerperal, por exemplo.
Já no caso da Streptococcus Pneumoniae, a principal forma de transmissão é por aerossóis, ou seja, o próprio indivíduo infectado expele a bactéria ao tossir ou espirrar, por exemplo. Assim, a bactéria pode atingir o trato respiratório inferior e causar pneumonia aguda.
Bem, como é que a gente diagnostica a infecção por Estreptococos Galáxia e Pneumoniae? A gente tem como forma de diagnóstico laboratorial a cultura em um dos casos, no caso, a Galáxia beta-hemolítico e Pneumoniae, alfa-hemolítico. Além disso, existem testes para identificar que espécie é, mais especificamente.
Já para o Enterococos, o diagnóstico é feito por meio da cultura em amostras de sangue. Eles são Gram-positivos e, geralmente, não são hemolíticos.
Quanto à prevenção de infecção por essas bactérias, temos as vacinas polivalentes que contêm antígenos específicos dos tipos mais frequentes de Streptococcus Galáxia e Streptococcus Pneumoniae, por exemplo.
No caso dos Enterococos, a prevenção inclui evitar o uso excessivo de antibióticos de largo espectro nos hospitais, já que eles são a principal agente de infecções hospitalares.
Bom, galera, é basicamente isso. Um resumo bem rápido com as informações mais essenciais. Se gostou, deixe um like e compartilhe!
Fonte: Streptococcus e Enterococcus – Resumo – Microbiologia por Canal Resumed