Pular para o conteúdo

Resumo Esquematizado da Malária: Causas, Sintomas e Tratamentos

Olá pessoal, aqui é a Taiane e hoje eu queria falar com vocês sobre uma doença bem famosa e conhecida, a malária. Antes disso, queria parabenizar a Simone, Josiane, Valdemar e Airislene, pois eles deixaram comentários aqui no canal agradecendo por terem passado na prova do concurso na cidade deles. Eu fico muito feliz por esse resultado e agradeço por terem acompanhado o canal durante a trajetória de estudos. Agora, vamos para o vídeo!

Primeiro detalhe importante: a malária é causada por um protozoário, diferentemente da Zika, Chikungunya e Dengue, que são causadas por vírus. Segundo detalhe: o mosquito transmissor da malária não é o Aedes aegypti, é um mosquito da família Anopheles, conhecido como mosquito-prego no Brasil.

A malária é uma doença infecciosa causada por um protozoário do gênero Plasmodium, e é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles. Tenham cuidado com esse detalhe, pois não é o macho que transmite a doença, e sim a fêmea. Por isso, é importante saber que essa doença não é transmitida de pessoa para pessoa.

No entanto, é importante destacar que uma pessoa pode contrair a doença se receber uma transfusão de sangue ou compartilhar uma seringa com alguém que esteja com malária. Além disso, mulheres grávidas também podem passar a doença para o bebê.

Os sintomas da malária são bem desagradáveis, incluindo febre alta, vômitos, dores no corpo, aumento do baço e, nos casos mais graves, hemorragia e convulsões. Infelizmente, essa doença já levou muitas pessoas a óbito.

O período de incubação da malária é de 14 dias, mas isso pode variar de acordo com o agente causador. O tratamento também depende de cada caso, pois a gravidade da doença e os sintomas variam de acordo com a espécie de protozoário que a causou.

A malária consta na lista de doenças de notificação compulsória no Brasil. Se ocorrer na Região Amazônica, é de notificação semanal, enquanto na região extra-amazônica é de notificação imediata para as três esferas de governo (Secretaria de Saúde do Município, do Estado e o Ministério da Saúde).

E aqui está uma questão que mostra como a malária pode ser cobrada em uma prova:

Texto abaixo adaptado do Jornal Estado de São Paulo, 16 de outubro de 2000: “Mesmo sem viajar para uma região onde a malária é endêmica, o passageiro contraiu a doença ao voltar do Líbano. Seu voo fez escala na Costa do Marfim, local de risco para a doença. O passageiro nem saiu do avião. A companhia aérea está investigando a possibilidade do passageiro ter sido contaminado dentro do avião.”

A questão é: “Se o mosquito contaminado entrou na aeronave, ficou o passageiro…” A alternativa correta é a letra E.

Essa é uma questão um pouco longa, mas não é difícil. Nós vimos que a forma clássica de transmissão da doença é através da picada do mosquito Anopheles. As outras opções apresentadas na questão foram eliminadas porque não têm relação com a malária.

Espero que tenham gostado do vídeo e lembrem-se de ficar atentos aos detalhes sobre a prevenção e tratamento da malária. Bons estudos!

Fonte: Malária- Resumo Esquematizado por Taiane Ribeiro