Pular para o conteúdo

Ressonância Magnética da Coluna Lombar: Entenda a Hérnia Discal Extrusa.

Hérnia Discal – Extrusão

Saudações a todos! Meu nome é Jesus Réus, médico radiologista, e este é mais um vídeo para estudantes e profissionais na área de saúde relacionados direta ou indiretamente aos exames de imagem. Neste vídeo conversaremos sobre hérnia discal, falaremos especificamente a respeito da hérnia discal extrusão.

  • Um corte axial de uma vértebra
  • O disco intervertebral com um anel fibroso
  • O canal vertebral

O que acontece é que pode haver uma ruptura no anel fibroso e através dessa ruptura no grupo posou pode ir near para dentro do canal vertebral formando uma hérnia discal e quando o cumprimento dessa hérnia aqui no sentido amplo posterior for maior que a sua base de implantação que a sua origem nós denominamos hérnia extrusão ou extrusão discal.

Observe nessa imagem o corte sagital mediano nós temos aqui os corpos vertebrais disco intervertebral e o canal vertebral e você observa que então a herniação do disco para dentro do canal vertebral e observe que o seu cumprimento no sentido crânio caudal é maior que a sua base de implantação portanto temos então hérnia extrusão e vamos ver isso na ressonância magnética.

Observe que um corte sagitário e um corte axial sequência ponderado em t2 veja que o livro está branco portanto até 2 e obteve vamos aqui no nível l5 s1 é este e oeste o corpo vertebral de l5 aqui o corpo e que brown de assim você veja que o disco está desidratado está reduzido de sinal nesta mais escuro que os riscos normais e você observa que há uma herniação do disco para dentro do canal vertebral mas contido aqui pelo ligamento longitudinal posterior observe que o cumprimento do disco ernia dué maior do que a sua base de implantação veja aqui no córtex yao nós temos aqui a hérnia discal né o disco encaminhado temos aqui as raízes neurais dentro do canal vertebral e você observa que o comprimento ea largura dessa herniação discal desse material descarregado é maior do que a base de implantação portanto temos aqui uma hérnia discal extrusão compare aqui com o esquema na com o desenho veja que a imagem é bem típica em relação à localização essa hérnia é posterior central ela está bem no meio bem no plano de ano então uma hérnia discal extrusão posterior central podemos referir também a ela como sendo uma explosão discal ou um disco extra o uso é importante verificar o tamanho da é importante verificar a compressão ou não das raízes neurais ea localização da hérnia.

Ok, então neste vídeo era isso mostrar aí uma imagem típica de hérnia discal extrusão. Nos próximos vídeos nós falaremos sobre outras formas de hérnias discais e sobre outras localizações de hérnias discais. Posteriormente também falaremos sobre abaulamentos discagem difusos sobre alterações degenerativas discos vertebrais. Neste vídeo é isso até o próximo, obrigado.

Fonte: Ressonância Magnética da Coluna Lombar : Hérnia discal extrusa por Jezreel