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Resolução do Problema de Falta de Faísca na Vela da Moto sem Multímetro.

Como diagnosticar problemas na ignição da moto

Olá pessoal, bem-vindos ao canal 100motos! No vídeo de hoje, vamos falar sobre como diagnosticar problemas na ignição da moto. Temos uma CG 2001 que não está funcionando, não está passando corrente e por isso não está pegando. Existem várias coisas que podem estar causando esse problema, como a ignição, a bobina de ignição, o CDI (também conhecido como governo de potência) ou a bobina de faísca (também conhecida como força de campo).

Para saber o que está causando o problema, vamos usar um LED e testá-lo no conector de estado ou na bobina de faísca. No caso do CDI eletrônico, que é o que temos aqui, será no computador. É daqui que nasce a centelha da moto e é o que condena a ordem de ignição.

O teste será muito simples de entender e não precisaremos de muitos equipamentos para realizá-lo. Vamos usar apenas um LED, que pode ser encontrado em casas eletrônicas ou sucata eletrônica. Basta encontrar um LED e conectá-lo na ponta de prova no verde do estado e na bobina de faísca ou no computador.

Se a bobina estiver boa, o LED irá ascender e o sinal estará ativo. Mas se ele não acender, então a bobina de ignição pode estar em curto ou queimada. Podem haver também fios em curto que estão causando o problema.

Para testar o estator, basta desconectar o computador e verificar se a bateria está mandando os 12 volts. Se estiver tudo certo aqui, não é preciso testar a ignição ou o sensor.

No caso da nossa CG 2001, o problema estava na parte do chicote do estator, que estava descascada e encostando em outro fio. Foi um problema de mau contato em um único lugar que estava causando toda a dor de cabeça. O dono da moto não precisou trocar nenhuma peça, apenas consertar o fio em curto e isolá-lo adequadamente.

É importante lembrar que a centelha da bobina de faísca é mais fraca do que a da bobina de ignição. Isso é normal e não significa que a bobina está com problema. Com tudo pronto, fizemos o teste final e a moto funcionou perfeitamente, passando corrente e pegando na hora.

No final do vídeo, vocês também podem conferir o teste da bobina de ignição. É só acessar aos nossos outros vídeos. Esperamos que vocês tenham gostado dessa dica e que ela possa ser útil para diagnosticar problemas na ignição da moto. Até a próxima!

Fonte: Moto Sem Faísca Pra Vela? Como Resolver o Problema Sem Usar o Multímetro. por CN Motos