Pular para o conteúdo

Remédio e tontura: Neurologista explica relação com labirintite


Remédios e medicações podem provocar tontura e labirintite. Pessoal, tudo bem? O seu doutor Saulo, médico neurologista, não conhece nosso canal, mas não deixe de dar um like e não deixe de seguir para receber as notificações. Como vocês já sabem, minha substancialista ação dentro da neurologia é dos distúrbios vestibulares de equilíbrio. Como assim? Batendo muito ponto para a vertigem e desequilibrar as rugas labirintites. Me perguntam muito aqui se remédio pode ser a causa por trás da pintura que você está sentindo da sua labirintite. Então, no final do vídeo, vou falar para você os remédios onde você tem que ficar mais alerta, mais atento, que são os mais comumente senvolvido sair com tontura.
Mas o primeiro ponto que eu queria tocar aqui é o seguinte: talvez em todas as bulas de todos os remédios, você vai encontrar como um possível efeito colateral tontura, porque estatisticamente, ela pode acontecer com qualquer medicação, com qualquer forma, até mesmo com o fitoterápico. Aqui depende muito do casamento do remédio com o seu corpo. O que eu quero dizer é que, até as melhores medicações, até as medicações mais modernas, para algumas pessoas, elas podem dar tontura. Então, calma, ignore esse ponto lá na bula, porque praticamente todos os remédios têm uma chance baixa de dar tontura, dependendo do casamento do remédio com o corpo daquela pessoa. Isso tem muito a ver com a metabolização do remédio e com a sua genética, suas enzimas, para fazer a metabolização dele. Se, por ventura, você veio geneticamente com o perfil de metabolização ruim para aquele remédio, tontura pode aparecer.
E como essa tontura por medicação normalmente está no grupo que a gente fala das tonturas de origem clínica sistêmica, é o mal-estar normalmente no corpo inteiro, uma moleza, cabeça estranha, pesada, meio atordoado, uma sensação de mar e rou, uma dezena que normalmente dura muito tempo durante o dia e não raro flutua. Como assim? Existem momentos um pouco melhores, momentos um pouco os piores dentro do dia, às vezes até relacionando o horário que você toma o remédio. A sensação de gerar a vertigem normalmente não tem nada a ver com medicação. Tá vira cabeças, coisas girar, olhei para cima, gerou um belo dia, começou a girar tudo, fiquei muito enjoados, começou a apitar meu ouvido, opa, doenças lado, os meus vídeos que vocês vão conferir aqui no canal, não é por conta da medicação, ok?
Outro ponto que eu quero aqui frisar bastante: muitas vezes, a tontura, juntamente com os remédios, pode ser uma adaptação e não um efeito colateral. Como assim? Seu corpo está se adaptando, se acostumando à determinada medicação e, depois de um tempo, poucos dias, essa tontura ela desaparece. Isso, normalmente, é discutido com o seu médico quando ele te passa algum remédio onde isso pode acontecer. Então, muitas vezes, a pessoa começa a pintura, mal estar e enjoo nos primeiros dias, 3, 5, 7 dias, desaparece, e pronto. Era o seu corpo se adaptando e não um efeito colateral. Nada que prejudique usar o remédio.
Porém, tem mais alguns remédios que realmente são mais arriscados. Por exemplo, remédios que cedem. Então, medicamentos que dão sonolência, eles podem se manifestar para você na forma de sono. A sonolência, a sedação, vai vir pro seu corpo como uma tontura, cabeça pesada, a sensação de tontura, sensação às vezes também de mar e de meio estranho. Memória identificada. Isso pode ser por conta de que esse remédio que você está usando tá dando mais sedação do que deveria. Quais remédios estão no grupo? Remédios são usados para dormir e, se a dosagem tiver muito alta ou se o remédio não é muito legal para o seu corpo, ele pode te dar tontura. E isso é incômoda, ponto de você ter que trocar de remédio.
Psicotrópicos como um todo, remédio que a gente usa para ansiedade, para a depressão, para memória no contexto da doença de Alzheimer, para Parkinson, algumas medicações para enxaqueca, algumas medicações para a convulsão, para a epilepsia, enfim, remédios que atuam no cérebro de alguma forma, eles podem também ter o incômodo da tontura. Mas de novo, isso significa que esse remédio não está ideal para o seu corpo ou que a dose tá demais. Isso você tem que rever com o seu médico.
Mas esses são os remédios de maior risco. Outra coisa, olha só que coisa maluca, em alguns remédios que, em teoria, são pra tontura pura, podem piorar ou dar mais tontura. Então, muita gente que sofre de labirintite causando determinado remédio, às vezes nunca melhor, às vezes esse remédio até piorando o seu caso. Dá uma olhadinha depois nos vídeos que eu fiz aqui, por exemplo, sobre assinar zina fornari zina, sobre aberta extinta. Quando eles são usados de um contexto equivocado, eles podem piorar ao invés de ajudar na sua tontura. Fica ligado nisso.
E a colhe farmácia que a gente chama? Que que é isso? São aquelas pessoas que, por várias questões de saúde, elas precisam usar muitos remédios. Então, tem pessoas que elas usam remédios ótimos, remédios modernos, mas são muitos. E essa quantidade excessiva de remédios, pela interação de um remédio com o outro, pode também dar tontura. Isso é algo que tem que ficar alerta com o seu médico para fazer os ajustes e as trocas adequadas das medicações. Isso a gente vê muito, por exemplo, em pessoas de mais idade. É muitas vezes ao longo da vida a gente vai ganhando algumas doenças, elas vão começando, pressão, diabetes, colesterol, tireoide, enfim, e chega lá na frente, o pessoal usa uma quantidade maior de medicamento, e essa pode ser a causa por trás da tontura dela.
Olha só, em pessoal, cuidado tá bem. Muitas vezes, aquelas fórmulas meio malucas de manipulação podem ser também a causa de tontura. Às vezes, eu atendo pessoas aqui que elas usam fórmulas com um monte de substâncias que foi feito em farmácia de manipulação. E mesmo sendo substâncias tidas como naturais ou fitoterápicos, a quantidade dessas substâncias ou a combinação delas no composto pode ser a causa de tontura. Ficar alerta disso também, não só remédio, mas essas fórmulas naturais se também in aquedadas podem ser a causa de sua tontura.
Curiosidade de hoje foi sobre isso. Segue o canal tem cantora labirintite vertigem, e segue lá também no Instagram do autor. Por autor indica pra todo mundo que você conhece que sofre de tonturas. Um abraço, pessoal.
Fonte: Remédio pode provocar tontura e labirintite ? Neurologista Dr Saulo Nader explica por Neurologia e Psiquiatria