Pular para o conteúdo

Remédio Caseiro para Dor de Garganta: Como Curar Rapidamente


Olá, seja muito bem-vindo ao meu canal! Hoje, a doutora Sandra Chagas falará de um assunto muito chato que é um problema que ocorre muito no inverno: a dor de garganta. Mas você sabe a diferença entre uma infecção de garganta e uma inflamação da garganta? E você sabe como tratá-las de forma natural? Se não sabe nada disso, fique comigo até o final desse vídeo.
Mas antes, claro, eu sempre peço para quem ainda não é inscrito no canal que aperte o botãozinho de inscrição e ative o sininho para receber notificações sempre que eu postar um novo vídeo no canal. E não esqueça de deixar aquele joinha para aumentar a relevância desse conteúdo para quem precisa. Caso necessite de consultas, o contato está aqui na descrição do vídeo.
Muita gente trata dores de garganta e infecções de garganta com anti-inflamatórios e analgésicos, mas será que é certo fazer isso? Os remédios mais usados são o diclofenaco e a nimesulida, mas vamos ver como se trata de verdade, da maneira correta.
A inflamação da garganta ou de qualquer órgão é importante para deixarmos o próprio corpo seguir seu processo de inflamação, regeneração e cura. Portanto, não podemos cortar um anti-inflamatório, por exemplo, de um processo natural. E como antipirético, muitas vezes é bom deixar a febre seguir seu curso. Por quê? Porque ela vai fazer com que mais células de defesa vão para o local onde está o problema, nesse caso da inflamação. Isso ocorre muitas vezes com edema e a edema vai aumentar a circulação. Muitas vezes, também ocorre dor. Tudo isso nos protege porque vai haver a regeneração desse tecido afetado.
E a infecção? A diferença da infecção é porque entrou um antígeno patógeno no nosso corpo, o que pode ser vírus, bactérias, fungos e que nosso sistema imunológico não consegue combater prontamente. Então, quais são as diferenças e tratamentos para inflamação que não tem vírus, bactéria? Você pode fazer um gargarejo com água, sal e vinagre de maçã, porque o vinagre de maçã é anti-bacteriano, antimicrobiano e antiséptico. Você pode utilizar também o própolis em um gargarejo, água com limão ou até mesmo aquelas balinhas de gengibre que não contêm açúcar. O gengibre é um anti-inflamatório natural.
Mas e a infecção de garganta? O agente agressor é um antígeno. Pode ser um patógeno, vírus, uma bactéria que, em geral, não tem jeito: tem que ser tratado com antibiótico. Depois, você toma probiótico porque o antibiótico mata bactérias boas do seu microbioma intestinal. Quando a infecção é causada por vírus, não adianta tomar antibiótico, porque ele só mata a bactéria. Dessa forma, você pode ficar em repouso e, se tiver uma boa imunidade, o próprio organismo vai conseguir combater.
Os sintomas: vermelhidão da garganta, febre alta, edema e dores de garganta intensas. Então, muitas vezes, tem que entrar com o antibiótico. Mas você vai dar o antibiótico se o anti-inflamatório, porque se não, você vai cortar aquela resposta natural do corpo para combater a inflamação gerada pela infecção. E sem infecção, se for causada por vírus, não sabemos que antibiótico não atende.
Evite água gelada até para tomar. Faça o gargarejo com sal e bicarbonato de preferência com água morna e frente à poeira, evite mudanças bruscas de temperaturas. Tome bastante água. Essas são várias opções e espero que você tenha anotado. E, não se esqueça, me siga no telegram e no Instagram, deixe aqui nos comentários qual que você usa, e eu te espero no próximo vídeo. Até lá!
Fonte: DOR DE GARGANTA: Remédio Caseiro Para Curar Rápido! por Dra Sandra Chagas