Pular para o conteúdo

Remédio caseiro eficaz para curar labirintite

Remédio caseiro para labirintite

Olá pessoal, este é o canal Frank trânsito de informações. Sejam todos muito bem vindos.
A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto e suas estruturas responsáveis pela audição e pelo equilíbrio, o vestíbulo. As pessoas costumam chamar qualquer estudo na região do vídeo interno de labirintite, mas o termo correto é labirintopatia, sendo a labirintite uma delas.
As tonturas relacionadas ao labirinto podem ser divididas nos seguintes tipos:

  • Vertigem paroxística benigna: o tipo de tontura mais comum na população, é causada pelo deságio de 3 tais que existem dentro do labirinto e que auxiliam a localizar a posição da nossa cabeça. Quando os cristais estão fora do lugar correto, eles geram um conflito de informações, esse quadro leva a tontura.
  • Migrânea vestibular: muito comum em pessoas com histórico de enxaqueca.
  • Síndrome MR: é uma alteração do labirinto em geral causada por problemas metabólicos ou maus hábitos alimentares, como o excesso de açúcares.

As causas da labirintite ainda não são claras, mas sabe-se porém que infecções e inflamações são as principais causas para a doença, como a altitude média e o resfriado. Outros fatores ainda que com menos frequência também podem provocar labirintite, como tumores e doenças neurológicas, compressões mecânicas, alterações genéticas, alergias e uso de medicamentos perigosos para a saúde do ouvido interno.
A labirintite é uma área do ouvido interno que fica inflamada e irritada, fazendo os nervos do vestíbulo enviarem sinais incorretos ao cérebro, como se o corpo estivesse se movendo. No entanto, outros sentidos, como a visão, não detectam esse movimento, causando uma confusão entre os sinais recebidos pelo cérebro e, consequentemente, a perda das noções de equilíbrio.
Podemos dividir as causas da labirintite em:

  • Labirintite virais, ou seja, oriundas de infecções por filhos na boca, nariz e vias aéreas.
  • Labirintite bacteriana: invasão de uma bactéria no labirinto, muitas vezes ligada à meningite.
  • Labirintite emocional: causada pelo estresse.

Alguns fatores considerados de risco aumentam as chances de uma pessoa desenvolver labirintite como a idade acima de 40 ou 50 anos, polissemia, colesterol alto, hipertensão e diabetes, consumo exacerbado de álcool e tabagismo. Além de consumir café em excesso, o uso de medicamentos como alguns antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para estresse e ansiedade, altas taxas de açúcar e um estilo ruim com uma alimentação, jejum prolongado e consumir açúcar em excesso.

Sintomas de labirintite

O principal sintoma da labirintite é a vertigem, em que a pessoa sente que tudo ao seu redor está girando. Muitas vezes, ela pode vir acompanhada de outros sintomas, como tontura, náuseas e vômito, sudorese, alterações gastrointestinais, perda de audição, desequilíbrio, jumbitos no ouvido, audição diminuída e queda de cabelo.
A fase aguda da doença surge de repente, sem aviso, e costuma durar minutos ou horas, abias dependendo da intensidade da crise. Quando desencadeada por gripe ou resfriado, os sintomas da labirintite geralmente demoram cerca de uma ou duas semanas para aparecer. A labirintite não causa desmaios, mas a recomendação é que a pessoa se deite para não agravar a ponte.

O que fazer durante uma crise de labirintite

Se você apresentar uma crise súbita de tontura durante o dia, tente manter a calma e fixar os olhos em um objeto. A visão é um dos componentes do equilíbrio e pode auxiliar a reduzir a intensidade da crise. Procure um serviço médico e evite situações que possam colocá-lo em risco, como dirigir um veículo ou andar sozinho.

Diagnóstico de labirintite

O médico poderá fazer o diagnóstico de labirintite a partir de algumas simples perguntas a respeito dos seus sintomas. Muitas vezes, um exame de ouvido pode acabar não detectando nenhum problema; por isso, o especialista poderá realizar um exame físico e neurológico completo para diagnosticá-la.
Geralmente, isso basta para o diagnóstico, mas pode acontecer de ainda haver suspeitas de que outras doenças estejam causando os sintomas. Então, para esses casos, o médico deverá solicitar ao paciente que proceda à realização de alguns exames específicos a fim de eliminar as suspeitas sobre outros distúrbios.

Tratamento de labirintite

Na maioria das vezes, a labirintite desaparece sozinha, o que costuma demorar algumas semanas para acontecer, mas quando necessário, o tratamento visa principalmente à redução dos sintomas. Se a causa foi infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os sintomas deverão desaparecer em breve. Também em casos de infecções virais, o especialista deverá aceitar medicamentos que ajudem a amenizar sintomas como náuseas e vômitos.

Prevenção da labirintite

Mudanças no estilo de vida são fundamentais para prevenir as crises de labirintite. Eis aqui algumas sugestões:

  • Não beba álcool em excesso.
  • Não fume.
  • Controle dos níveis de colesterol, triglicérides e à glicemia.
  • Opte por uma dieta saudável que ajude a manter o peso adequado e equilibrado.
  • Não deixe grandes intervalos entre uma refeição e outra.
  • Pratique atividade física.
  • Ingerir bastante líquido e evite bebidas gaseificadas.

Remédio caseiro para labirintite

Faça uma infusão utilizando uma xícara de água fervente, uma colher de chá de erva-doce, uma colher de chá de alecrim e 3 cravos da índia sem cabeça. Depois de servido, desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos. Após amornar um pouco, coe e tome a bebida.
As informações são de minha saúde ponto com em imagens retiradas da internet.
Fonte: REMÉDIO CASEIRO QUE ME CUROU A LABIRINTITE – por Fênix de Informação