Pular para o conteúdo

Referência em cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica: Conheça o HCM.


A série “Saúde Vida” apresenta hoje, na sua última reportagem, a vida das crianças que sofrem de problemas cardíacos. No Brasil, poucos hospitais são especializados em cardiologia e em cirurgia cardíaca pediátrica. Um deles é destaque nacional e fica no estado de São Paulo.
A Helena de Oliveira tem um ano de idade e há quatro dias fez cirurgia porque tinha sopro no coração. “Ela era meio cansadinha, ela fica na mesma moeda, só que ela estava muito doente. Sempre era frequente que ela ficava com muita gripe, tinham carregado tosse. Agora espero que ela fique bem né, porque não é fácil para uma mãe e seu filho entrar numa sala de cirurgia passar por tudo isso”, conta a mãe da Helena.
De acordo com a cardiologista pediátrica, doutora Alexandra Cisca Baruffi, a cada 100 crianças, uma tem problema no coração. Existem crianças que nascem com a doença e vão descobrir na vida adulta. “São doenças de formação congênita do coração. Então, dessa formação entre o útero já se formou problema e muitas vezes não é descoberto na infância. Descobrem na vida adulta”, explica a médica.
Em 2018, o Hospital da Criança e Maternidade realizou mais de 400 cirurgias cardíacas. E só este ano foram dois transplantes de coração no mesmo dia. É a primeira instituição brasileira a firmar parceria com a ONG no mundo da cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica. “Nós temos aqui uma UTI cardiológica pediátrica que só atende crianças com problemas cardíacos. Para resolver esse problema, então, uma UTI especializada nisso com uma equipe multidisciplinar com profissionais especializados em doenças de coração”, diz a doutora.
O caso da Helena Tamarozi é raro. Ela nasceu com apenas metade do coração. No entanto, é cheia de vida e fé. “Ela passa a água bem-benzida quando tem. Ela vê, ela mesmo passa. A hora que acaba uma novena, ela pega o copo de água e bebe, entendendo e pedindo pro deuzinho. Ela sabe rezar o pai nosso e ave-maria. A gente é do anjo da guarda ficar com ela aqui. Então, toda vez que eu venho, toda hora que eu entro, a gente faz oração pra ela ficar firme para ir pra casa”, conta a mãe orgulhosa.
Fonte: HCM é referência em cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica por Hospital de Base / Funfarme